Mestiçagem discutida e revisitada

/
0 Comments

Por Cleber Fabiano da Silva


Compreender os efeitos da mestiçagem e suas consequências na constituição da identidade brasileira e a sua relação com a formação da identidade negra e afro-brasileira é uma das tarefas a que se propõe o Dr. Kabengele Munanga, com o livro Rediscutindo a mestiçagem no Brasil, editora Autêntica, 2004.
A obra discute o conceito e a história da mestiçagem, desfazendo ambiguidades e propondo para além dos caracteres biológicos, um olhar para os fatores sociais, psicológicos, econômicos e político-ideológicos decorrentes desse fenômeno. 
No capítulo que trata especificamente da mestiçagem no pensamento brasileiro, Munanga analisa uma importante questão após a abolição: a construção de uma nação e de uma identidade nacional. O pesquisador afirma que os intelectuais desde a primeira República, influenciados pelo determinismo biológico, “acreditavam na inferioridade das raças não brancas, sobretudo a negra e na degenerescência do mestiço” (p. 55)
Na sequência de sua análise, o autor aporta na década de 70 a partir do militante e intelectual negro Abdias do Nascimento que, segundo ele, “inicia a construção de uma democracia verdadeiramente plurirracial e pluriétnica” fazendo-se o porta-voz desse mundo afro-brasileiro. Segue suas considerações perpassando a ambiguidade raça-classe e a mestiçagem como mecanismo de aniquilação da identidade negra, debate a mestiçagem contra o pluralismo e como símbolo da identidade brasileira.
Uma obra que, para além de questões acadêmicas de resgate histórico, consolida e reúne importante reflexão acerca da identidade negra e da mestiçagem. Indicado para todo e qualquer cidadão, indispensável para pesquisadores e professores do nosso país.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Rediscutindo a mestiçagem no Brasil
Autor: Kabengele Munanga
Editora: Autêntica
Ano: 2004


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.