O som suave da mbira que vem do Zimbábue

/
0 Comments
Por Sonia Regina Reis Pegoretti

                O rio Zambeze se localiza no Zimbábue. Lá, vive o povo xona, de onde vieram as histórias e os cantos contidos no livro de Décio Giotelli, A mbira da beira do rio Zambeze. Entre os xonas os idosos são muito respeitados porque detém o conhecimento de histórias que passaram de geração em geração.
                O menino Chaka toca mbira[1], e é o personagem principal dessa aventura, que vai caminhando e aprendendo através dos contos e das canções, que estão gravadas ao som da mbira em um CD que acompanha o livro. Lugares, animais e seres sagrados vão aos poucos sendo desvendados por Chaka na “morada das pedras”. Esse misto de narrativas, músicas e informações fazem de A mbira da beira do rio Zambeze uma possibilidade para aquelas crianças acostumadas com os hiperlinks, navegando de um lado para outro como e quando quiserem.
                As belas fotos ficam por conta de Marie Ange Borbas e a ilustração, bem característica da arte africana, de Suppa. O livro ainda conta com a colaboração de Heloisa Pires Lima como organizadora.

FICHA TÉCNICA:

Obra: A mbira da beira do rio Zambeze
Autor: Décio Giotelli
Fotografia: Marie Ange Borbas
Ilustrador: Suppa
Organização: Heloisa Pires Lima
Editora: Salamandra
Ano: 2007


[1] A mbira é um instrumento musical pequeno, que se coloca entre as mãos.


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.