Um almoço diferente...

/
0 Comments
Por Cleber Fabiano da Silva

O livro O Almoço de Mario Vale, editora Formato, 1987, conta através de imagens a história de um garoto que sai para o quintal acompanhado de um passarinho. Chegando próximo de uma toca, dela retira um coelho pelas orelhas conduzindo-o até sua cozinha. Nas páginas seguintes, o coelho não aparece, apenas, o menino cozinhando, provocando e aguçando a curiosidade do leitor.
Por não possuir texto verbal, os detalhes das ilustrações são de extrema importância. O título nesse caso serve como importante referencial para a leitura da narrativa. Vale destacar a presença de um passarinho cujos movimentos e expressões também ajudam a compreensão do enredo, fornecendo outras possibilidades de leitura, sugerindo inclusive outro final para a história.
                Produzido com uma técnica de ilustração a partir de colagens, a obra apresenta o protagonismo de um garoto negro, sem, no entanto, proselitismos de qualquer espécie ou acentuadas preocupações com os pressupostos legais. Afinal de contas, trata-se de uma obra da década de 80, portanto, anterior as obrigações curriculares com a diversidade étnica. 
                O autor mineiro naturaliza esse protagonismo não para incluir, conceituar ou caracterizar, mas, simplesmente pela sua presença. E basta! Obras dessa natureza contribuem para a real inserção do negro no meio que lhe é devido, sem apontar ou buscar estereótipos e análises comparativas.

FICHA TÉCNICA:                                                             

Obra: O almoço                           
Autor: Mario Vale                   
Editora: Formato                  
Ano: 1987


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.