Africanidade sem equívocos

/
1 Comments
* Artigo originalmente publicado (aqui) no Jornal ANotícia, no dia 15 de abril de 2012, no Caderno Anexo Ideias (p.4), refere-se ao evento beneficiado pelo Mecenato Municipal 2011 através do Simdec.

Africanidade sem equívocos


Abril Mundo, que ocorre de 18 a 20 de abril, na Univille debate a literatura afro-brasileira


SUELI DE SOUZA CAGNETI

Falar a respeito do “Estudo da Africanidade e seus Equívocos” foi uma constante nos últimos 14 meses no grupo Reinações do Prolij, que se reúne há mais de 15 anos. O grupo em questão elege a cada dois, três anos uma temática, cuja pesquisa exaustiva tem resultado em participação em congressos e afins pelo Brasil e pelo mundo (Irã, Cuba, Colômbia, China, Itália, Portugal, Ilha de Madeira, Índia, México); em produções bibliográficas como artigos em revistas especializadas, anais de congresso, em blogs e revistas eletrônicas; e na elaboração e execução de eventos como o seminário Abril Mundo – Literatura Infantil, já em sua sétima edição.

O Abril Mundo surgiu em 2005 por ocasião do aniversário (200 anos de nascimento) de Hans Christian Andersen. Após pesquisa em torno da vida e obra do escritor, o grupo Reinações do Prolij, com o intuito de estender à comunidade os resultados de suas pesquisas, preparou o evento Abril Mundo: Literatura Infantil 2005, que atraiu uma participação significativa tanto da academia, quanto da comunidade extra-acadêmica. A partir daí, outros cinco temas foram explorados: “Da Itália para o Brasil: os caminhos de Pinóquio”, “Imagens que contam histórias”, “Contar histórias multiplica a gente”, “Literatura de todas as formas” e “A literatura e a cultura do índio brasileiro”, na última edição do evento, ocorrida em 2010. A partir daí, o seminário foi ampliado, oportunizando sessão de comunicação de pesquisas em torno do tema proposto, resultando na publicação de anais do congresso, com os artigos dos proponentes selecionados. Por essa razão, passou a ser bianual.

No evento deste ano, o 7º Abril Mundo 2012 – A Literatura Africana e Afro-brasileira, as discussões girarão em torno da temática com a qual foi iniciada a pesquisa em “O estudo da africanidade e seus equívocos”, em 2011. O objetivo maior do tema proposto foi o de analisar a produção editorial para crianças e jovens, cuja temática fosse africana ou afro-brasileira, bem como escrituras provindas dessas etnias, principalmente, a partir de 2003, quando a Lei 10.639 alterou o parágrafo 26 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), tornando obrigatório o estudo da cultura e da história africana e afro-brasileira em toda a educação básica, principalmente, nas disciplinas de história, artes e literatura.

O objetivo maior da pesquisa e seus desdobramentos, como o evento organizado para os próximos dias 18, 19 e 20 de abril, tem sido o de evidenciar os possíveis equívocos que possam (e que constatamos: já começaram a ocorrer!) na produção de material, principalmente, bibliográfico para utilização nas escolas. Dentre o número expressivo de literatura endereçada a crianças, adolescentes e jovens, livros informativos e/ou teóricos como suporte para professores tem-se encontrado trabalhos de apurada preocupação estética, ética e literária, entre uma enxurrada de obras descompromissadas com a qualidade, em virtude da quantidade alavancada pela demanda. Afinal, a lei caiu nos ombros dos professores, sem que esses, na sua maioria, tivessem sido preparados para o exercício dessa função. Daí a grande procura de material didático/bibliográfico como norte para suas aulas.

Eis o trabalho, portanto, do grupo Reinações do Prolij, que tem analisado as obras produzidas nos últimos anos, selecionando e resenhando-as, e – para conhecimento dos interessados - postado-as no blogdoprolij.blogspot.com. Essas resenhas, cujo volume tornou-se bastante grande, resultou no 2º volume da “Coleção Livro dos Livros: Resenhas do Prolij”, sob o título “A Literatura Africana e Afro-brasileira”, que será lançado no dia 19, às 18 horas, no hall do auditório da Univille, e no dia 21, às 10h30, no palco principal da Feira do Livro de Joinville. Além disso, o Abril Mundo centrará suas discussões em palestras, comunicações e oficinas, nas questões consideradas de maior relevância nos dados já compilados da pesquisa. A maior delas, sem dúvida, é a da não repetição dos equívocos já cometidos em relação aos estudos étnico-raciais feitos nas escolas. Serão, portanto, discutidos os livros tanto literários, quanto informativos e/ou teóricos, quanto à ilustração, à linguagem, à abordagem temática, evitando os preconceitos e estereótipos, por tanto tempo, circulantes e que – em mãos desinformadas, mesmo que bem intencionadas – poderão ser reforçados.

* Sueli de Souza Cagneti é coordenadora do Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil (Prolij), pesquisadora e professora do curso do mestrado em patrimônio cultural e sociedade e nos cursos de letras e pedagogia, da Univille.


Posts relacionados

Um comentário:

Maria Lúcia disse...

Muito bom!!

Tecnologia do Blogger.