Abertura do VII Abril Mundo 2012 - A Literatura Africana e Afro-brasileira

/
1 Comments
         Neste dia 18 de abril de 2012, teve início o VII Abril Mundo 2012 - A Literatura Africana e Afro-brasileira, promovido pelo Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil (PROLIJ) e a Universidade da Região de Joinville, com patrocínio do Simdec. Professores, alunos e pesquisadores assistiram à apresentação literária do Professor Cleber Fabiano da Silva, com texto de Renato Mendes, seguida pela cerimônia de abertura.


        O seminário tem como objetivo dialogar os aspectos linguísticos e discursivos da Literatura Africana e Afro-brasileira, a fim de que preconceitos e esteriótipos não se perpetuem. Com auditório bastante cheio, as autoridades formaram a mesa. A Professora Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, representando o reitor da universidade, parabenizou o evento e agradeceu os demais membros da mesa, lembrando que ela própria foi prolijiana.


        Findou-se a cerimônia, e deu início ao seminário, com a literária e estimulante fala da Professora Dra. Sueli de Souza Cagneti, coordenadora do Prolij e organizadora do evento. Lembrando as importâncias do dia 18, mencionou Lobato e o Dia Nacional da Literatura Infantil, além é claro, esta linda abertura. Presenteou o público com o poema "chão", do escritor angolano Ondjaki, p.9 do livro "Há prendizajens com o xão (o segredo húmido da lesma e outras descoisas). Abriu as reflexões do olhar para si, para, quem sabe, ver o outro. Esta é a mensagem para esse seminário, encontre-se, para, então, pode estudar e falar a cultura e literatura, africana, brasileira, mundial. 




Posts relacionados

Um comentário:

Vivi disse...

O Abril Mundo está lindo!!! Parabéns aos prolijianos, que, mais uma vez, estão dando show! Adorei as máscaras!
Vivi

Tecnologia do Blogger.