Três anjos mulatos

/
1 Comments

Luís Camargo
(Correspondente Nacional do PROLIJ)

Esta obra apresenta as biografias de três dos maiores artistas brasileiros do período colonial: o arquiteto e escultor Aleijadinho (1730-1814), o arquiteto e urbanista Mestre Valentim (1745-1813) e o compositor padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830).
Além do período histórico, os três compartilham a mestiçagem: são filhos de portugueses com mulheres negras, africanas, escravas. Os “anjos mulatos” do título sinalizam tanto o elevado valor artístico desses artistas como a presença da cultura africana no Brasil. Trata-se, assim, de uma contribuição inestimável para a implementação da lei 10.639, de 2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
Cada biografia apresenta, resumidamente, o contexto histórico, social e cultural em que cada artista viveu, os fatos mais importantes de sua vida e um panorama da produção artística de cada um. Tudo baseado nos principais pesquisadores e especialistas em cada artista, como se pode comprovar pela bibliografia.
O ponto alto do livro, no entanto, são as três pranchas que ilustram cada uma das três biografias. Rui de Oliveira é um dos nossos maiores ilustradores, reconhecido e premiado internacionalmente. Ensaísta (autor de Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens) e professor universitário, é obcecado pela exatidão visual, como o processo de trabalho, mostrado ao final do livro, pode demonstrar. As ilustrações encantam pela verossimilhança. Além disso, Rui escolheu enquadramentos que fazem o observador se sentir participante das cenas.
A observação atenta das pranchas revela outros aspectos: os gestos e olhares dos personagens expressam sentimentos, atitudes, intenções. Por isso, além de uma belíssima introdução à arte brasileira colonial, este livro é também uma introdução à alma humana.
Dirigido ao público adolescente, Três anjos mulatos do Brasil fisga a curiosidade do jovem leitor, levando-o a um patamar mais elevado de conhecimento histórico e apreciação estética. É um convite aos leitores de todas as idades a “salvaguardar os princípios da diversidade e da tolerância cultural e racial.”

FICHA TÉCNICA:


Obra: Três anjos mulatos do Brasil
Autor: Rui de Oliveira
Editora: FTD


Posts relacionados

Um comentário:

Maria Lúcia Rodrigues disse...

Sem dúvida uma obra importantíssima,diante das necessidades com relação ao tema afro-brasileiro e a valorização da diversidade étnica. Ainda mais ilustrada por um dos maiores ilustradores brasileiros. Bela resenha Luis.

Tecnologia do Blogger.