Quatro Grandes Artistas do Brasil

/
0 Comments

             
Por Cleber Fabiano da Silva

O talentoso e premiado ilustrador da Literatura Infantojuvenil, Rui de Oliveira, brinda-nos com uma obra que mescla biografia e arte. Em Três Anjos Mulatos do Brasil, Editora FTD, são apresentadas através de palavras e imagens as trajetórias dos seguintes grandes artistas de nosso país: Aleijadinho, Mestre Valentim e padre José Maurício.
Sobre os artistas plásticos e o músico, o autor expõe a formação artística e os momentos mais marcantes de suas carreiras. Bem como, suas extraordinárias obras e as fases de maior produção. Também são reveladas críticas referentes aos seus trabalhos e, as discriminações e preconceitos que sofreram. “Em tempos de pontuais manifestações de racismo e de uma pretensa e suspeitosa eugenia, [...] o Brasil gradualmente vai tomando a sua cor e a sua posição – na verdade o encontro e a mescla de todas as cores e culturas” (p. 09).
As histórias desses gênios remetem a própria formação de nosso povo e cultura. Provém de um tempo no qual a busca pelo ouro em Minas Gerais era intensa e o Rio de Janeiro não passava de uma colônia portuguesa, “[...] representam com suas miseráveis existências, o início de uma unidade nacional. E [...] hoje em dia, para sermos dignos do significado maior da obra que esses três artistas nos legaram, temos que preservá-la e, acima de tudo, salvaguardar os princípios da diversidade e da tolerância cultural e racial” (p. 09).
O leitor certamente apreciará o exímio trabalho de pesquisa histórica e os traços marcantes das ilustrações que contam magistralmente a ascensão e decadência desses grandes artistas. Portanto, sobre a pena e pincel de Rui de Oliveira, outro artista de primeira grandeza, essa obra convida a efetivar o legado histórico e cultural desses fabulosos brasileiros.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Três Anjos Mulatos do Brasil
Autor: Rui de Oliveira
Editora: FTD
Ano: 2011


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.