Relendo 1926

/
0 Comments


Por Georgia de Souza Cagneti e Sueli de Souza Cagneti

Existem livros capazes de gerar polêmicas, existem livros que contam histórias polêmicas, existem livros que tentam por fim a tais questões e outros que entendem reacendê-las. Mas quando um livro consegue continuar polêmico quase 100 anos após a sua publicação, esse livro merece ser lido.
O Presidente Negro, essa obra tornada à tona com a eleição de Barak Obama, levantou muitas dúvidas quanto ao posicionamento do seu escritor e gerou várias acusações infundadas.
Uma leitura, apesar do seu poder, leve e agradável, fantástica em alguns pontos, mas reveladora da realidade em que viveu o seu autor. Monteiro Lobato não deixa nenhum tema esquecido e com grande ironia nos conta, falando do futuro, como viviam seus contemporâneos, como andava o Brasil, a Europa e os Estados Unidos em 1926.
Conta um mundo ignorado pelos livros de história - quem sabia como se sentia alguém que possuía um carro, quando as ruas ainda eram projetadas para cavalos, carroças e pedestres. Será que no futuro algum livro de história vai contar como se sentiram os primeiros donos de computadores? E os primeiros internautas? Nossos filhos já nascem no Facebook, tem gravidez seguida no Twitter e parto em direta via Skype. Será que algum escritor terá a capacidade de descrever a delícia que era receber uma carta das mãos do carteiro?
Com "O Presidente Negro", Lobato nos dá a possibilidade de reler a sua época e tirar nossas próprias conclusões.

FICHA TÉCNICA:

Obra: O Presidente Negro
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Globo


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.