NHEENGATU: TUPI OR NOT TUPI?

/
1 Comments


Por Cleber Fabiano da Silva

O processo de “civilização” dos povos indígenas e a conversão ao catolicismo – empreendida pelos jesuítas logo após a chegada dos primeiros portugueses – deixaram marcas indeléveis ao nosso país. Estima-se que, nesta época, existiam aproximadamente 1.200 línguas distintas faladas pelos povos nativos que, tomando o tupi como base, foram reduzidas à criação de um idioma padrão: nheengatu.
Isso explica como, num país com dimensões continentais, as moradias dos “índios” fossem chamadas de ocas e tabas, o líder religioso: pajé, o líder local: cacique, os deuses mais conhecidos: Tupã e Jaci. Para completar: viviam nus, usavam cocares e com leves tapinhas na boca soltavam um sonoro u u u u u u... E pasmem: todos falavam tupi!
Com a proposta de mudar essa imagem e transformar esse pensamento (afinal, ainda hoje persistem cerca de 180 línguas e dialetos falados pelos nossos povos indígenas) apresentamos o ABC dos povos indígenas no Brasil, da educadora e antropóloga Marina Kahn, editora SM. O livro traz 26 verbetes correspondentes a cada letra do nosso alfabeto que mostram a riqueza étnica e linguística dessas culturas, de modo a ampliar o nosso conhecimento e inspirar novas leituras e pesquisas.
As ilustrações de Apo Fousek são um espetáculo à parte. Elas traduzem esse vasto, colorido e mosaico universo das culturas indígenas apresentando ao leitor – em tom poético e artístico – cenas cotidianas e momento ritualísticos que enchem os olhos e convidam-nos a mergulhar no que mais mágico e ancestral passamos ter como indivíduos e povos.
Malgrado a chuva na chegada dos portugueses e a falta de oportunidade para despi-los, como brincou nosso gaiato poeta Oswald de Andrade, parece-nos que a questão central de nossa identidade e brasilidade está para muito além do “tupi or not tupi”. That is not the question!

FICHA TÉCNICA:

Obra: ABC dos povos indígenas no Brasil
Autora: Marina Kahn
Ilustrador: Apo Fousek
Editora: SM
Ano: 2011


Posts relacionados

Um comentário:

Vivi disse...

Cleber!
Você é inconfundível!
Adoro suas resenhas...
Vivi

Tecnologia do Blogger.