Uma verdadeira princesa

/
0 Comments


Por Sonia Regina Reis Pegoretti

O livro “A princesa e a ervilha” de Rachel Isadora (Farol, 2011) fala da procura de um príncipe por sua princesa. Saiu viajando por muitos lugares, pertos e também distantes, mas teve dúvidas se suas candidatas eram verdadeiras princesas. De volta a sua casa, em um dia de tempestade, aparece uma bela moça toda encharcada se dizendo princesa. Será? Não iria demorar muito para a rainha descobrir sua verdade!
Típico de um conto de fadas, certo? O que deixa a obra de ISADORA rica são seus dez anos de viagem pelo continente africano na sua bagagem, o que a fez ilustrar essa história de acordo com aspectos da cultura africana. Trata-se de um revisitamento da obra de Hans Christian Andersen com o mesmo título publicado em 1835.
A ilustração rica em cores, com diferentes técnicas artísticas chama a atenção para vários detalhes na busca do príncipe por sua amada. A paisagem, animais, as roupas, as tatuagens, as danças, o trabalho e o relevo nos dão algumas referências acerca desse lugar. O conceito de “príncipe”, “princesa” e “reino” contextualizados na história também através das ilustrações fazem o leitor refletir sobre questões como o multiculturalismo. Outro ponto que vale destacar é o uso de diferentes linguagens e idiomas presentes no continente, mostrando a diversidade e a pluralidade africana.
O livro foi uma grata surpresa e pode provocar a imaginação do leitor, levando-o a outros caminhos e possibilidades.

FICHA TÉCNICA:

Obra: A princesa e a ervilha
Autora: Rachel Isadora
Editora: Farol
Ano: 2011


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.