Contos de cantos e encantamentos

/
0 Comments


                        
 Por Cleber Fabiano da Silva
        
         Da remota Grécia antiga, um navio singra os mares e o capitão avista uma sereia. “Uma sereia e um homem olharam um para o outro e entenderam tudo o que é preciso” (p. 10). Ela ficará conhecida nas narrativas de todos os tempos, pois a guerra entre Atenas e Tróia para resgatar Helena, transformou-se em clássico grego.  Apesar da paixão, “sozinha, na pedra deserta, olho para o mar e conto gaivotas no céu. A vida é assim: sem tristeza, sem pena, sem planos” (p. 14).
         Não tão distante de nós, “no fundo da mata virgem tinha um rio. Era o Uraricoera, que vinha não se sabe de onde e corria para os cafundós. Mas no meio do caminho havia muita coisa bonita para índio ver; e era por ali que viviam os tapanhumas” (p. 17). E dentre as belezuras todas estava Iara com seus cabelos mais verdes que o muiraquitã e com o canto mais lindo do que o uirapuru. Guanumbi queria ser bom cacique, melhor que seu pai. Todos tinham medo do canto da Iara. Ele não. Seguiu sua musa-música. Ci não aguentou a perda. “Morreu, virou estrela. Brilha até hoje em cima da bananeira” (p. 24).
         Tão perto que não se pode contar era a vez do menino da cidade ouvir, do outro lado do rio, sonora melodia. Mas de onde viria aquela voz? “Cantando tão lindo, nem aguda, nem grave. Sem delonga e sem pressa. Não era herói grego, nem nada. Não era índio atrás de deusas das águas. Só um menino encantado, encabulado” (p. 28). Resolveram cantar juntos. Afinal, a música sempre diz tudo. “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...” (p. 27).
         Três histórias contadas pelas sereias Ária, Raia e Iara. Distintos contextos, muitos intertextos. Três épocas e três destinos.  Em A Iara, editora FTD, um reconto das lendas amazônicas narrado de modo inteligente e pós-moderno por Arthur Nestrovski e com o traço marcante e divertido de Caco Galhardo em seu livro de estréia como ilustrador na Literatura Infantil.


FICHA TÉCNICA:

Obra: A Iara
Autor: Arthur Nestrovski
Ilustrador: Caco Galhardo
Editora: FTD
Ano: 2002



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.