Ouvir para adormecer

/
0 Comments


Por Alcione Pauli

“Nosso corpo tem que estar bem tranquilo quando ouvimos uma história.” (p. 31)

         O livro Coisas de Onça, de Daniel Munduruku, apresenta quatro fábulas indígenas nas quais a onça é a principal protagonista, quem narra os acontecidos são os velhos pajés e a carinhosa e sábia Kaluhá.
         Na primeira narrativa a onça para não ser vencida pelo esperto e ágil coelho, pensa, pensa e permite que ele beba e banhe-se na fonte dos animais maiores.
         Mais adiante, a onça encontra um girino já saltitante e este desafia a onça com o grito de bravura, a onça respira e solta um miado assustador que faz tremer a terra. O sapo, timidamente, produz o seu coaxar e, imediatamente, outros sapos ecoam o seu coaxar num coro longo, que provoca a fuga rápida e desesperada da temida onça.
         Na terceira fábula, a onça e o veado, num encontro inusitado, convivem juntos na mesma casa contrariando a natureza de cada um, até que numa noite os dois animais abandonam a casa construída em parceria para nunca mais compartilharem o mesmo espaço.
         Na última história a onça protege um poço de água e a raposa deseja o precioso líquido. E raposa para poder saciar sua sede precisa inventar artimanhas para poder lograr a feroz felina.
         No entrelaçar das fábulas há falas, memórias e ensinamentos nos quais são oferecidos como um gotejar da cultura ancestral. Um registro e um pedido do próprio autor “aos leitores que, ao tomar contado com este texto, elevem seu pensamento ao Criador, agradecendo pela sabedoria que estes antepassados deixaram escrita na memória da gente brasileira” (p. 05).
         As imagens preparadas por Ciça Fittipaldi são leves e coloridas, dando a impressão de um passeio pela floresta. Os movimentos das formas remontam aos momentos de convívio em torno da aldeia e das fogueiras. Uma obra agradável aos ouvidos e olhos.

FICHA TÉCNICA:

Coisas de Onça
Autor: Daniel Munduruku
Ilustrações: Ciça Fittipaldi
Editora: Mercuryo Jovem
Ano: 2011


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.