Saber enxergar

/
0 Comments


Por Áurea Cármen Rocha Lira e Sueli de Souza Cagneti

            Em um urutau, diferente ave noturna de boa parte da América do Sul e proximidades, é no que se vê transformada uma índia orgulhosa e gananciosa que despreza o grande Jaxy, o Lua. Essa índia sonhava acordada com ele, nutrindo-lhe forte amor, mas a distância os separava. Para testar a intensidade de tal sentimento, ele vem à Terra, mas caberá à irmã da índia olhos que veem além da aparência, pois Jaxy se transforma em um velho, sendo a distância, em princípio física, substituída por outra intransponível: a do preconceito. Como castigo, ela vira um urutau e sua irmã, agora Jaxy Tatá, estrela que brilha no céu ao lado de seu amor verdadeiro.
Olívio Jekupe e Maria Kerexu revivem as tradições guaranis ao presentearem-nos com A mulher que virou urutau, edição bilíngue (além do português, a versão em guarani é de Jera Giselda), 2011.
Às ilustrações das mãos de Taísa Borges somam-se as palavras de forma a redimensioná-las. E, na linha dos novos tempos, cabe à parte informativa do final do livro o complemento desse achado. 

FICHA TÉCNICA:

A mulher que virou urutau
Autores: Olívio Jekupe e Maria Kerexu
Ilustrações: Taísa Borges
Editora:
Ano: 2011


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.