Mistérios e desvendamentos no mundo galináceo madeirense

/
1 Comments
        Lembram o lançamento do primeiro livro infantojuvenil, O Desaparecimento da Estátua,  de nossa conhecida e querida Luísa Antunes Paolinelli, da Ilha da Madeira (Portugal)? Reveja nosso post aqui. Nossa coordenadora nos presenteia com sua resenha desta misteriosa história:: 


Por Sueli de Souza Cagneti

Uma estátua desaparece, mas Piri-Piri, a galinha madeirense, é a líder do trio de detetives formado por ela e suas amigas Pimentão (a intelectual pesquisadora) e Noz Moscada (a mais piruete das galinhas peruas) que, claro, vão desvendar o mistério. Aliás, que mistério! Cheio dos nós, aventuras, bicadas e bicões. E tudo numa linguagem irônica, por vezes galinácea, recheada de insinuações hilárias à inserção nossa de cada dia ao “sofisticamento” do nosso falar, seja ele português de cá ou d’além mar, de palavras e expressões inglesas.
Luísa Antunes Paolinelli promete no campo da literatura para crianças e jovens, ao estrear nessa novela policial, onde não faltam ingredientes para boas gargalhadas e interessantes descobertas. Na linha das fábulas é – através do comportamento dos personagens animais – que ela nos vai descortinando nossas falhas, ambições e sentimentos maiores e menores também. E como toda boa história esta acaba – no meio da trama policialesca – com o aparecimento do príncipe sonhado por toda galinha que se preze, ao configurar o mundo feminino.
Ele é – quem sabe – uma homenagem ao 2013 – ano Brasil\Portugal - um tucano brasileiro a chamar pela beleza e pelo amor, não pelas areias de Ipanema, mas pela bela Ilha da Madeira, através da Música de Vinícius de Moraes: “olha que coisa mais linda, mas cheia de graça”. E, lógico, Piri-Piri não sendo somente trabalho, após o mistério desvendado, cede à sedução brejeira do jornalista brasileiro que chega chamando-a de “gátchinha” e consolidando, mais uma vez, o encontro simpático entre brasileiros e portugueses. Como está sendo aqui o encontro da escritora portuguesa com seus já cativos leitores brasileiros.

FICHA TÉCNICA:

Obra: O desaparecimento da estátua
Autora: Luisa Antunes Paolinelli
Editora: Editora O Liberal
Ano: 2012



Posts relacionados

Um comentário:

Luísa disse...

Meus queridos amigos do PROLIJ, obrigada por esta resenha maravilhosa. Fazem-me sentir no Brasil como se estivesse em casa. Por isso, criei essa personagem querida que é o Belo Tucano, o jornalista mais charmoso em terra das galinhas. Beijinhos para todos e parabéns pelo trabalho que fazem em prol da literatura!

Tecnologia do Blogger.