Uma Dona Benta no século XXI

/
1 Comments

Por Alcione Pauli

Numa casinha branca, lá no sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando: - Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...
Mas engana-se.
(Monteiro Lobato[1])

     Com muita competência Sueli de Souza Cagneti convida os profissionais do livro, da leitura e da literatura para pensar nos livros destinados a crianças e jovens. De forma original a autora apresenta procedimentos do ato de ler na contemporaneidade. Seu livro Leituras em contraponto: novos jeitos de ler é uma bela coletânea de artigos que foram apresentados em diferentes congressos, seminários, jornais, revistas e conferências realizados em vários lugares do Brasil e do exterior por onde a autora viajante esteve.
     A discussão inicia com uma introdução que passa pela questão da legalidade do ato de ler, na qual Cagneti reflete sobre o salto qualitativo que a produção literária dá nas décadas de 60 e 70 no Brasil. Demonstra como a política interferiu nessa área durante a ditadura militar e, nas escritas dos artigos, faz pontuais considerações a respeito das concepções criativas e múltiplas presentes nas obras infantojuvenis na atualidade.
     O chamamento para a leitura é o da voz experiente e sábia. Sueli contemporaneamente desempenha a função social, cultural e política como a personagem da dona Benta na obra lobateana; ela é atuante na sala de aula, e, vez ou outra, transita pelo mundo a “falar e escrever” de suas descobertas com muita descontração, calma, leveza, sedução e encantamento. O jogo textual é concebido e permeado de lembranças de fada, bruxa, feiticeira, curandeira e xamanista! A leitura da obra é uma aventura imperdível e surpreendente para todos que curtem o farfalhar das folhas. Ao final da leitura fica o desejo de ler mais Cagneti, resumido no pedido: estamos no aguardo dos próximos escritos!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Leituras em contraponto: novos jeitos de ler
Autora: Sueli de Souza Cagneti
Editora: Paulinas
Ano: 2013




[1] LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. Edição Especial Instituto Walter Moreira Salles. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 07.


Posts relacionados

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada, Alci... Me sinto duplamente tua mae... A das jornadas intelectuais nossas e de a " guru" que todo velhinho gosta de ser para com os mais jovens de quem gosta. Beijo da Su

Tecnologia do Blogger.