A voz de uma poetisa

/
0 Comments

Por Luciane Piai

O lirismo poético na obra A dolorosa raiz do Micondó, da poetisa e jornalista de São Tomé e Príncipe, Conceição Lima, perpassa os versos, transmitindo muita dor como foi identificado no próprio título da obra. A poetisa ganhou destaque pelos seus poemas em 1975,  no período pós-independência de São Tomé e Príncipe; ela tem publicado em antologias, em jornais e em revistas de diversos países. A obra, uma coletânea composta por vinte e sete poemas, sugere um olhar para os acontecimentos históricos ocorridos com a colonização. Na época do povoamento, o arquipélago recebeu escravos, trazidos pelos portugueses, de vários países do continente africano para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar. Eram grupos de diferentes origens e línguas. A autora reflete, em sua obra, essa diversidade linguística e no final da coletânea apresenta um glossário com termos em crioulo.
 Presente no título da obra, o termo Micondó, ou imbondeiro designa uma árvore sagrada, com uma simbologia de retomada às origens, uma busca nos antepassados. Essa árvore está presente em algumas regiões do continente africano.   
Conceição Lima, autor do citado livro, em seus versos faz uma crítica à política local e também um grito pessoal e coletivo pela identidade, pois seu povo foi separado neste processo de colonização. Além de transmitir poeticamente todas as atrocidades ocorridas, a autora tem esperança e o desejo de mudanças em seu país.

FICHA TÉCNICA:

Obra: A dolorosa raiz de Micondó: poesia
Autor: Conceição Lima
Editora: Geração Editorial
Ano: 2012


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.