Histórias vindas do continente africano

/
0 Comments

Por Luciane Piai

O SOPRO DOS ANCESTRAIS
Ouça mais as coisas
que os seres.
A voz do fogo se ouve,
ouça a voz da água,
escute no vento
o arbusto soluçar.
É o sopro dos ancestrais...
(Birago Diop, p.249)

 A África vem até nós pelas sociedades orais que, tradicionalmente, transmitiram de geração a geração as histórias e, atualmente, chegam através da escrita. A obra é uma coletânea de Contos e lendas da África, composto por dezessete contos e lendas africanas, assemelhando-se a outros contos populares de outros continentes, escritos por Perrault, Irmãos Grimm e Andersen, por também apresentarem homens ou animais que disputam quem é o mais esperto ou o mais veloz. A vingança está presente na narrativa através do castigo trágica da própria morte, para quem trai ou mente, assim como a maldade para com o outro, a fim de ganhar alguma vantagem. No conto com o título O caçador mais forte que o leão que engole a tempestade observa-se que há uma moral no final da história: respeitar sempre o cachorro mais velho que está com idade avançada.
Yves Pinguilly é um escritor francês que escreveu cerca de quarenta livros para jovens, muitos tendo como cenário os países da África. É um conhecedor apaixonado por esse continente há mais de vinte e cinco anos. O autor escolheu histórias de alguns países para essa narrativa, e logo no início da obra ele situa o leitor com um mapa e assinala o país e o respectivo povo do qual o conto e a lenda foram resgatados. Outro aspecto relevante e essencial para a leitura é a existência de um pequeno abecedário africano que se encontra no início das narrativas; apresenta vocábulos específicos desse continente.
A ilustração de Cathy Millet é do tipo que nos surpreende a cada novo conto, como uma nova ilustração que se lê com a pretensão de descobrir a história, porém ela é sutil, apenas nos incentiva imediatamente à narrativa.  Seus traços são simples, lembram traços infantis. Neles, a forma geométrica predomina, sendo de cor preta e branca, com sombreamento. Ficou curioso/curiosa? Então venha logo, antes que o sol se ponha.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Contos e lendas da África
Autor: Yves Pinguilly
Ilustrador: Cathy Millet
Tradutor: Eduardo Brandão
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2005


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.