Escutem os griôs!

/
0 Comments


Por Luciane Piai

            Os griôs são contadores de histórias da tradição oral africana; dominam e guardam a palavra para o registro de suas memórias. O nome griô é específico da antiga região do Mali e começou a ser utilizado no século XVII, pois antes disso era conhecido por diéli. Em outras línguas, ou seja, em outros países, eles recebem nomes diferentes como: jaaro, bambaado, wambaabe, guewel e marok’i.
            Para se tornar um deles era necessário ser filho de pai e mãe griôs e, por tradição, receber uma educação especial para se tornar autêntico. É interessante saber que cada grande vila tinha sua aldeia desses contadores de histórias. Eles tinham as escolas específicas, nas quais aprendiam as técnicas de memorização, a confecção dos instrumentos musicais e como tocá-los, além do uso das vestimentas adequadas para cada ocasião. Quanto às mulheres, elas recebem o nome de griotes. A sua formação é distinta da dos homens, sendo transmitida de mãe à filha. Elas dominam o canto, a dança e tocam os instrumentos. “Os griôs podem ter o conhecimento de mais de mil contos ou ser peritos na arte dos provérbios.” (LIMA & HERNANDEZ, 2010, p. 26)
            Eles conhecem as suas histórias e as repassam – palavra a palavra. E entoam canções na hora da colheita, ao som de seus tambores, de seu balafom e da sua kora, recordando, assim, o tempo da fartura.
Cada um tinha a sua faceta: os instrumentistas, os poetas, os cantores, os dançarinos, os sábios dos provérbios, o distribuidor de contos e lendas, os guerreiros, os sacerdotes, os genealogistas, os conselheiros, os representantes do governo e os diplomatas.
 Que tal conhecer a história de Sundiata Keita e do seu griô, Bala Fasekê Kouyaté? Venha ouvir a kora de vinte e uma cordas.
                                                     
FICHA TÉCNICA:

Obra: Toques do griô - Memórias sobre contadores de histórias africanos
Autoras: Heloisa Pires Lima & Leila Leite Hernandez
Ilustrador: Kaneaki Tada
Editora: Melhoramentos
Ano: 2010


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.