Os orixás no Brasil

/
0 Comments

Por Luciane Piai

 O livro Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo apresenta lendas e mitos africanos por meio de doze contos que abordam a criação do mundo.  A personagem principal desse enredo é uma fictícia jovem mãe africana, chamada Adetutu, do povo iorubás. Ela foi capturada, acorrentada e lançada num porão de navio negreiro para ser trazida ao Brasil, juntamente com outros como escravos.
Foram muitas as suas perdas, grande o sofrimento, para esquecer a dor do distanciamento dos seus dois filhos, Taió e Caiandê. Da sua família e da sua aldeia, ela se transporta, através do sonho, para o mundo espiritual de seu deus Xangô, de quem era filha e sacerdotisa devota. Uma única era a certeza: não tinham lhe tirado as suas memórias; havia também orgulho de sua origem nobre, de seus deuses e de seus ancestrais.
Adetutu sonhou com a criação do mundo e dele participou: Olorum, o Ser Supremo, encarrega o filho mais velho, Oxalá, na missão da criação, porém, devido a sua prepotência, Exu, seu irmão mais novo, apronta as suas façanhas e Odudua, outro irmão, é quem cria todos os elementos do mundo. Todavia, faltava criar o ser humano e esse poder estava na cabeça de Oxalá. Após várias tentativas, ele consegue transformar em humanos. A Iemanjá, chamada de Odóia, de Iá Mi, Rainha do Mar e Senhora do Oceano, coube cuidar das cabeças de todos os homens e mulheres.
Prandi, no epílogo, continua a narrativa da chegada de Adetutu em Salvador, Bahia, onde foi vendida como escrava urbana e após trinta anos compra a alforria e constrói um templo para Xangô; estava assim criado o candomblé, a religião dos orixás em terras brasileiras.
O autor, no apêndice, apresenta através de documentos iconográficos o ritual da religião afro. Que tal, você também participar  da criação do mundo?
                                                                     
FICHA TÉCNICA:

Obra: Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo
Autor: Reginaldo Prandi
Ilustradora: Joana Lira
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.