Por Luciane Piai
           
A obra Literatura infantil juvenil: diálogos Brasil-África, de Sueli de Souza Cagneti e Cleber Fabiano da Silva, publicada pela Autêntica, em 2013, vem diretamente ao encontro de nossa realidade brasileira. Enfim, parece que a Lei 10.639/2003 começa a ser vivenciada. Percebe-se, atualmente, uma grande quantidade de livros infantis e juvenis com a temática africanidade chegando mensalmente nas prateleiras das livrarias e das bibliotecas das escolas, faltando, porém, repertório para que as obras sejam trabalhadas em sua amplitude. Eis um livro que vem contribuir pioneiramente para a difusão e a exploração de obras voltadas para a temática em questão por aqueles que pretendem mediá-la, em especial, com crianças e jovens.
Os autores são experientes na área de literatura infantil e juvenil, e somente isso já é motivo para essa leitura teórica. Não bastasse, são “cri-ativos” quando trazem à tona a temática afro em forma de diálogo, compreensível aos discentes, aos docentes e aos interessados em ser sensibilizados para uma “trans-formação”, para um homem mais “cons-ciente”. Como se sabe, a história cultural brasileira ficou alheia à cultura afro no Brasil durante anos, todavia, esta última - por ser a essência de pessoas fortes e sábias - resistiu e se infiltrou nos diversos cantos das terras tupiniquins.
O livro apresenta e analisa algumas obras literárias com essa temática para possíveis leituras, tanto no campo verbal como no visual, instigando à percepção do que se encontra nas bordas, nas entrelinhas, nos intertextos e nas metáforas, por diferentes ângulos e em contextos ampliados. Tal proposta sugere uma mudança de pensamento em relação ao negro, ressignificando olhares sobre ele.
As intenções dos autores estão claras, pois ressaltam que a obra é um material de apoio ao professor, ao selecionar os livros, como também, a apontar a importância da mediação do docente em sala de aula.
 Vale lembrar que o prefácio foi escrito pelo Dr. Reginaldo Prandi, professor da USP, sociólogo, escritor e pesquisador com ênfase nas religiões afro-brasileiras.
Essa é leitura acertada!
                                                             
FICHA TÉCNICA:
Obra: Literatura infantil juvenil: diálogos Brasil-África
Autores: Sueli de Souza Cagneti e Cleber Fabiano da Silva
Editora: Autêntica
Ano: 2013
Tecnologia do Blogger.