12
dez
2016
16:41

Um presente para você!

Cymara Sell
Nicole Barcelos 
Às vésperas de um dos feriados mais aguardados do ano, o Natal já se anuncia: seja nas decorações das casas, no ritmo de final de ano e nas tradições que começam a se preparar, é difícil estar completamente aquém desse momento, independentemente de credo e de sua própria tradição. É fato, porém, que algo particular ao humano, e uma de nossas mais famosas narrativas, transborda em outras histórias que são tecidas no curso do tempo. Por essa razão, nós resolvemos reunir um punhado de "histórias de Natal" (cada uma a sua moda) na pequena lista a seguir, indo dos clássicos aos contemporâneos, infantis, juvenis e adultos, para que qualquer leitor possa nelas encontrar, quem sabe, um pouco de si.
  [...]

Continue lendo

24
nov
2016
17:58

Uma ilha não tão longe

Resenha: Uma Ilha Lá Longe
Gabrielly Pazetto
No livro Uma Ilha Lá Longe, de Cora Rónai, com ilustrações de Rui de Oliveira, criaturas mágicas
vivem entre humanos pacificamente, sendo admirados e muito observados, até que máquinas e construções passam a fazer parte do cotidiano do povoado – agora cidade – causando danos a estes animais fantásticos. 
A narrativa, detalhista, utiliza as palavras certas para explicar sobre as singularidades dos pégasos, centauros e unicórnios, mas peca por subestimar o leitor e explicar algo que muitas vezes já estava explicado. Ainda assim, a história emociona por mesclar elementos mágicos com fatos que conhecemos muito bem, além de brincar com a imaginação do leitor em relação ao paradeiro destas criaturas nos dias atuais. 
As ilustrações do carioca Rui de Oliveira,  [...]

Continue lendo

17
nov
2016
15:12

Nascer, Crescer e Florescer

Letícia Marques Hermesmeyer
Um Jardim para Pétala, escrito por Christina Dias, ilustrado por Ellen Pestili, publicado pela editora Planeta Infantil, é disposto em quarenta e oito páginas ilustradas. A obra infanto-juvenil foi publicada em 2013 e conta a história de Pétala, uma sonhadora criança que encantará a todos que lerem com sua fértil e inocente imaginação. 
Com toda sua doçura, Pétala desejava ter um jardim em sua casa. Missão quase impossível para seu pai. Os dois moravam sozinhos em uma casa no subúrbio de uma cidade grande, sem muito – ou nenhum – espaço para plantar flores. No entanto, Pétala mostrou que, para realizar um sonho, não há barreiras, basta abusar de muita fantasia. Com o tempo, Pétala persuade seu pai, que passa a ter imaginação igual a da menina e, assim, o jardim, em sua casa, nasce, cresce  [...]

Continue lendo

03
nov
2016

7º Seminário de Pesquisa em Linguagem, Leitura e Cultura (Semana de Letras)

Nesse ano, a Semana de Letras da Univille volta a acontecer, integrando programas e projetos vinculados ao curso para promover uma semana inteira de atividades para acadêmicos e comunidade!  
Ele incluirá: o 22ª Encontro do Proler Joinville, o IX Abril Mundo do Prolij, o 7ª Seminário de Pesquisa em Linguagem, Leitura e Cultura: Linguagem, Leitura e Cultura em Diálogo e o evento internacional, Pátria Língua Portuguesa.
Por meio dessa postagem, divulgamos publicamente a relação de aprovados e ensalamentos para o 7º Seminário de Pesquisa em Linguagem, Leitura e Cultura: Linguagem, Leitura e Cultura em Diálogo, promovido pelo Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Basta clicar aqui.
  [...]

Continue lendo

03
nov
2016
17:36

Sorrisos na janela

Kauane Cambruzzi
Caio Riter conta a história de “Maria e seu sorriso na janela” delicadamente e sem pressa, levando o leitor a imaginar-se embaixo da janela de Maria, esperando com ela a passagem de Marcelo e de seu skate.
Poucas coisas deixam uma criança tão feliz quanto poder brincar na rua e com Marcelo não é diferente. Ele voa em seu skate, faz da calçada sua pista de corrida, embora sempre desacelere quando passa em frente à janela de Maria. Ele, ainda tão menino e já sabedor do valor de um sorriso cheio de graça.
O leitor, seja criança ou crescido, torna-se amigo de Marcelo, compartilhando sua vontade de ver o belo sorriso de Maria e sua curiosidade quando um dia ela não lhe sorri mais. Na verdade, nem abrir a janela ela  [...]

Continue lendo

27
out
2016
17:01

Simplicidade

Carolina Roberto Floriano
O livro “Selma”, de Jutta Bauer, da editora Cosac Naify, com a tradução de Marcus Mazzari, de 2007, é um pequeno e ótimo livro para carregar, além de ser uma linda história que pode ser direcionada tanto às crianças, quanto aos adultos; neste conta-se a história de uma ovelha chamada Selma. 
A narrativa começa com a pergunta “O que é felicidade?”, e então a rotina de Selma é contada pelo grande Bode, (2007, p. 10-22) “Era uma vez uma ovelha... que toda manhã, ao nascer do sol, comia um pouco de grama... até o meio – dia, ensinava as crianças a falar... praticava um pouco de esporte à tarde... depois comia grama de novo... papeava um pouco com a dona Maria ao anoitecer... e caía num sono profundo e pesado pela noite”.
  [...]

Continue lendo

20
out
2016
17:46

A presença da ausência

Nicole Barcelos
Algum dia dividiremos a liberdade em fatias e nos 
amaremos - sem fome - em absurda alvorada. 
(Bartolomeu Campos de Queirós)
De não em não, poesia feita narrativa por Bartolomeu Campos de Queirós, denota já em seu título as muitas ausências denunciadas em seu decorrer. Publicada em 1998 pela Editora Miguilim, de Belo Horizonte, a obra acompanha uma família comum assolada pela Fome, em um lugar qualquer, sob a lua que ilumina o mundo inteiro. 
A Fome (assim mesmo, com “F” maiúsculo) chega de mansinho, sem ser convidada, para visitar pais e filhos no calar da noite, e faz notar todas as faltas na casa dos personagens anônimos, em que “só havia o vazio e o resto”. Antagonista (ou protagonista), pois, ela é a presença das ausências: da falta  [...]

Continue lendo

13
out
2016
17:22

Um outro ponto de vista

Gabrielly Pazetto 
Em Depois da Montanha Azul, a carioca Christiane Gribel brinca com a ingenuidade de um pequeno povoado, alheio às suas próprias belezas e encantos, que, após ouvirem um certo viajante, enxergam tudo sob um ponto de vista diferente. 
A narrativa de frases curtas e diálogos simples encanta pela maneira com que transmite pensamentos tão puros, não apenas por parte das crianças, guias desta história, mas também por parte dos adultos, como o simpático e caricato prefeito, que mais parece um personagem de desenho animado. 
As ilustrações da gaúcha Bebel Callage parecem terem sido tecidas suavemente à mão. Detalhes como as expressões das árvores ao verem os meninos, o lindo riacho gelado que parece mais ter sido pintado com aquarela faz tudo soar mais fantástico. O destaque mesmo é para o momento derradeiro, em que a  [...]

Continue lendo

06
out
2016
18:33

Esperançar o mundo

Jéssica de Oliveira
O livro “A Princesa Anastácia”, escrito e ilustrado por Elma Neves, tem a proposta de ilustrar o mundo com as cores através de uma princesinha muito esperta e dona de si que não aceita mais as cores que lhe forma impostas e que entristecem sua vida. 
Anastácia vai em busca de sua cor preferida, pois cansou de viver em um mundo preto e branco e quer levar esperança ao mundo através dessa cor: o verde que simboliza a esperança. Ela passa a mensagem de que não importa as tristezas do mundo, ele ainda pode ter esperança, ou ser colorido de alegria. 
Ilustrado pela própria autora que encontrou nas cores a inspiração para produzir seu primeiro livro, “A Princesa Anastácia” é especial porque além da leveza e  [...]

Continue lendo

29
set
2016
18:16

De abelhas e cegonhas

Carolina Reichert
A curiosa Rafaela vive incomodando os pais com a mesma pergunta: “como ele foi parar aí dentro?”. Desconfortáveis, os adultos a seu redor buscam alternativas para não dizer a verdade: “a girafa é tão alta que encontrou seu filhinho numa nuvem. Coitadinho dele, era tão pequenino e estava com tanto frio, que ela decidiu colocá-lo dentro da própria barriga” ou “No fundo do mar existe uma fila imensa de ostras que guardam os filhos dos seres marinhos. Quando eles querem ter um bebê, eles vão até lá, batem nas ostras e escolhem o bebê que mais gostam. Foi assim que a baleia escolheu seu filhote”. 
“Como ele foi parar aí dentro?”, de Ilan Brenman, publicado pela editora Aletria em 2013, narra a jornada da pequena Rafaela, que não desiste até  [...]

Continue lendo

22
set
2016
16:55

As muitas fitas no cabelo: seis resenhas de Fita Verde

Nicole Barcelos 
Fita verde no cabelo (de João Guimarães Rosa) já se tornou um clássico da literatura infantil juvenil brasileira, tal qual sua contraparte dos contos de fada do século XVI. A narrativa da menina de “fita verde inventada no cabelo” que há muito encanta leitores de todos os tipos também foi o estopim das atividades do grupo de leitura e discussão do Prolij em 2014, não por acaso chamado “Não era chapeuzinho”. 
Com uma o intuito de retomar as resenhas no blog do programa, nada mais justo do que retornar a esse clássico fundador com o olhar não de um, mas de seis resenhistas, membros do grupo de discussão. Você pode conferi-los abaixo! 
Escolhas 
Carolina Roberto Floriano 
 O conto “Fita  [...]

Continue lendo

16
set
2016
16:21

Contando nossa história em Ouro Preto: 7º Congresso Brasileiro de Extensão (CBEU)

Nesse ano, Ouro Preto foi a casa do 7º CBEU (Congresso Brasileiro de Extensão Universitária), com a temática "Inovação e emancipação: valores humanos, tecnológicos e ambientais". O Prolij teve a oportunidade de estar lá na semana passada, trocando experiências e criando novas vivências a partir do contato com a cidade, a universidade e os tantos projetos e programas (de tantos lugares no Brasil) que lá estiveram presentes!
O trabalho apresentado (um poster, exposto no dia 09 de setembro no Centro de Convenções da UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto) trazia os dois grupos de estudo do programa: o grupo de leitura e discussão e o grupo de leitura e contação de histórias, ambos projetos estabelecidos nos últimos dois anos da nova coordenação do Prolij. As representantes desse e da Univille (Universidade da Região de Joinville) a viajarem a Ouro Preto foram as  [...]

Continue lendo

02
mar
2016

A literatura indígena e seu encantamento: por uma sala de aula mais rica em cultura e aprendizado!

Por Priscila Fernanda Ferreira
Curso de Letras - 2015/2016
Quando comecei a pensar em um projeto para meu trabalho de conclusão de curso, me perguntei várias vezes se eu conseguiria trazer  [...]

Continue lendo

Tecnologia do Blogger.