Resenha de Acima de tudo: o que realmente precisamos?

/
0 Comments

Isabela Giacomini
Mariana tem um hobbie bastante único. Ama o vento e por isso gosta de passar o tempo no topo de um prédio altíssimo da cidade. A sua alegria é tamanha, que contagia o colega Altair.

Ele, como costuma surpreender as pessoas, começa a construir uma engenhoca enorme. Usa canos, hélices, tubos, alarmes e tudo que consegue, porque quer dar um grande presente à Mariana: a possibilidade de ter o vento para si. Mas nem tudo ocorre de modo perfeito quando se fala do poder da natureza, principalmente da força do vento e de sua vontade própria. E todo o trabalho acontece em vão, pelo menos para Altair. Mas Mariana não liga para isso e mostra que outras coisas são mais importantes, como sua amizade, por exemplo.


Acima de tudo, de Paulo Rea, textualiza e ilustra como a felicidade pode estar nas coisas simples e às vezes, grandes inventos não são capazes de suprir aquilo que é mais intrínseco no ser humano: a necessidade das relações interpessoais e de momentos de lazer.  Com uma ilustração muito peculiar, o autor expressa grande parte do sentido da história por meio dos traços delineados, trabalhando com muita delicadeza e com a madeira- objeto de seu trabalho estético, que migra para o campo literário; um dos motivos pelos quais o livro recebeu em 2010 o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração.

Isabela Giacomini é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e vê na literatura uma porta para outros universos e realidades.



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.