Um especial de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta: por dentro de revisitamentos e novas velhas histórias

/
1 Comments

Maira de Carli
Isabela Giacomini
Que tal dar uma volta pelos clássicos, mas de uma forma nova e com uma proposta incrível? Esse é o propósito dos revisitamentos, confira abaixo algumas dessas histórias de cara nova:

Oito pares de sapatos de Cinderela: Cinderela tem muitos sapatinhos, mas só pode escolher um. Na verdade, quem escolhe é o leitor, assim como toda a continuação da história. O livro possibilita que escolhamos qual será o caminho percorrido por Cinderela para chegar ao desfecho da trama, tornando a interatividade ainda mais presente.

Essa característica híbrida da literatura infantil faz com que nos aproximemos do texto verbal de um modo ainda mais significativo, pois a cada página escolhida uma nova situação, completamente inusitada, aparece. Oito pares de sapatos de Cinderela revisita o texto tradicional de Perrault com aspectos modernos e contemporâneos, como a presença de máquinas, de expressões não esperadas e de sapatos bastante diferenciados, mas mantendo-o como base, já que a liberdade não é irrestrita nesse processo de hibridização.

Os autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta trazem os traços da não linearidade, uma vez que a narrativa se constitui através de páginas aleatórias que se complementam a partir das decisões feitas por aquele que as lê, aspecto esse notável nas produções híbridas e multissemióticas presentes na contemporaneidade. As ilustrações de Raul Fernandes também se comunicam com as escolhas feitas, principalmente no momento em que todos os sapatos aparecem no centro da página, mas dispostos separadamente, para que cada possível continuação tenha sua totalidade. Essa preocupação com cada elemento utilizado faz com que o leitor se aproxime de maneira muito significativa da produção literária, em uma constante de criatividade e de surpreendimento a cada opção oferecida.


Branca de Neve e as Sete Versões: é mais um daqueles livros que o final fica por sua conta. José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta os autores do livro, mais uma vez, instigam em seus leitores o desejo de fazer parte da história, ainda que seja escolhendo a continuação. A cada escolha o leitor se apropria da narrativa e se permite viver novas possibilidades dentro de um clássico como Branca de Neve.

Já na primeira página encontramos uma frase que pode definir a proposta do livro: “são tantas possibilidades, tudo tem sempre tantas possibilidades...” e é assim que apreciamos as sete versões de Branca de Neve e as inúmeras possibilidades de escolha. Você pode escolher se o espelho mentirá para a Madrasta ou dirá a verdade, se escolher a primeira saiba que o final será curto e bem triste, mas a decisão é sua. Ainda, o caçador deve ou não matar Branca de Neve? Se escolher que deve, adianto que o final será um pouquinho mais longo, mas ainda assim será muito triste principalmente para o caçador que de tanto remorso se entregará a polícia e acabará preso, ele e a Madrasta. Já pensou em uma Branca de Neve bagunceira? O livro lhe dá essa possibilidade, e se assim você escolher deve também saber que o fim de Branca de Neve não será feliz, pois ela será expulsa da casa dos sete anões, passará sua vida caçando esquilos e coelhos e roubando os ovos dos ninhos dos pássaros causando terror na floresta e a indignação dos bichinhos que ainda não foram mortos por ela, e esses tramam uma emboscada e matam Branca de Neve.

E quando a Madrasta oferecer a tal maçã envenenada, Branca de Neve deve guardá-la para mais tarde ou comê-la na mesma hora? Se ela guardar para depois certamente o final será triste para todos, até para os anões que comerão da torta de maçã envenenada prepara por Branca e todos dormirão para sempre! Mas se acha que ela deve comer sozinha sabe também que morrerá. E agora sua escolha é o que os Sete Anões farão com seu corpo: enterrar ou colocar numa caixa de vidro? Se escolher por enterrá-la saiba que a consequência será tenebrosa, já que à meia noite a princesa sairá da tumba e se transformará numa vampira. Os Sete Anões também serão transformados em vampirinhos depois de serem mordidos pela Princesa das Trevas, a Branca de Neve. Mas se ela for colocada na caixa de vidro sua escolha é por quem Branca será encontrada: pelo Caçador ou pelo Príncipe? Se escolher pelo Caçador o fim da Princesa será o divórcio e ela viverá sozinha (por enquanto) numa grande cidade com a profissão de veterinária. Se escolher pelo Príncipe deverá decidir se foram felizes ou não. Se desejas um final feliz saiba que Branca de Neve não ficará feliz longe de seus amiguinhos Anões, escolha, portanto, pela felicidade do casal, que assim todos serão felizes para sempre! E acredite, o final é bem parecido com o começo.

Chapeuzinhos Coloridos: nos conta as histórias de seis meninas muito amadas por suas avós, tão amadas que ganham uma capinha com capuz, cada uma de uma cor, tem azul, cor de Abóbora, verde, branco, lilás e preto também. De tanto que usaram ficaram conhecidas pela cor de seus chapeuzinhos. Em cada história há um desfecho surpreendente para os personagens, assim se torna possível escolher qual é a mais divertida, se é que tem como escolher uma só.

Já se ouviu falar de muitas Chapeuzinhos por aí, mas duvido que sejam como essas, tem uma que come o lobo, outra o faz seu bichinho de estimação, tem também uma que fica amiga do Lobo dos lobos, mais conhecido como Tempo; já outra explode e fica em pedacinhos, uma só pensa em dinheiro e a outra em comida, uma quer ser famosa e uma outra é tristinha porque tem saudades de seu pai. Mesmo assim todas têm um final feliz!

E o mais divertido desse livro é que podemos mexer nas histórias e criar a nossa própria Chapeuzinho, listrada, de bolinhas ou até coraçãozinhos, podemos inventá-las de todos os jeitos e tamanhos.

Maira de Carli é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e encontra nas palavras segredos que são capazes de abrir fechaduras. 

Isabela Giacomini é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e vê na literatura uma porta para outros universos e realidades.







Posts relacionados

Um comentário:

Unknown disse...

BOM DIA , SOU PROF. EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS INICIAIS, NA NOSSA ESCOLA INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO,
ESTAREMOS FAZENDO UMA LIVE COM NOSSO AUTOR PROJETO DE LEITURA "POETAS E DOCES E ESCRITORES", É JOSÉ ROBERTO TOREIRO", ESTAMOS PREPARANDO OS ALUNOS PARA UMA BOA PARTICIPAÇÃO. GOSTARIA DE RECEBER SUGESTÕES
AGRADEÇO ARLETE DINIZ

Tecnologia do Blogger.