Resenha de Cuidado com o menino!: a desconstrução pelo fenômeno do revisitamento

/
0 Comments

Isabela Giacomini
Cuidado com o menino! escrito e ilustrado por Tony Blundell e traduzido por Ana Maria Machado faz um revisitamento às histórias clássicas infantis que trazem a figura icônica do lobo mau. Nesse caso, a história remontada é de Chapeuzinho Vermelho, que assume a figura de um menino e do lobo que nem é tão mau assim, pois se coloca a ouvir os conselhos do menino. Este, por sua vez, mostra uma esperteza muito maior, e, mesmo que o lobo queira comê-lo prontamente, dá algumas sugestões de preparos de refeições especiais com meninos, entregando-lhe receitas mirabolantes.

Entre os pratos estão a sopa de menino, que precisa de ingredientes como uma tonelada de batatas, um barril de tijolos e um poço cheio d’água; um pastelão de menino, que leva uma vaca de leite, seis sacos de cimento, um tanque de feijão e outras coisas que parecem mais impossíveis ainda e, por último a receita de bolo de menino, super elaborada, que precisa de cinco baldes de bombeiro, um carrinho de mão de nozes, entre outros. O menino, como parece já saber qual é o objetivo do lobo, vai o despistando cada vez mais, mas será que ele é tão bobo assim?  

A obra é um revisitamento riquíssimo tanto dos personagens como do enredo, através de ritmo, de repetições que envolvem o leitor e de um tom bem-humorado. A figura do lobo é um dos elementos que mais chamam a atenção pela desconstrução que é proposta. Assim como há um grande engajamento na leitura pela familiaridade que traz ao conto clássico, por outro lado, cria um estranhamento em quem o lê, pois as personagens diferem, assim como suas atitudes perante situações já conhecidas ou previstas, fazendo com que a história crie um rumo único e ainda mais curioso.


O autor propôs rupturas também com a moral dos livros infantis, mais precisamente das fábulas, com os desenhos utilizados para representar a ferocidade do animal e com a cor proposital da camiseta do menino: vermelha.

Por isso, Cuidado com o menino! não poderia deixar de ser uma de nossas sugestões para trabalhar com crianças e jovens. Uma dica muito legal é a de apresentar a obra depois de já conhecerem alguns dos contos clássicos, especialmente Chapeuzinho Vermelho. Dessa forma, eles mesmos podem fazer inferências sobre o livro, o relacionando, achando semelhanças e diferenças e brincando também de reinventar as histórias a partir de uma atividade divertida que envolve habilidades de leitura e escrita.

Isabela Giacomini é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e vê na literatura uma porta para outros universos e realidades.





Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.