Resenha: É um Livro de Lane Smith

/
0 Comments

 Bruno Bernard Merten


“É um livro”, de Lane Smith, publicado no Brasil em 2010 pela Companhia das Letras, por seu selo infantil – Companhia das Letrinhas. É uma história contada com economia de palavras e riqueza de imagens, justamente nisso reside o maior potencial deste livro.

Seus personagens principais são dois amigos, um internauta, representado por um burro, e um leitor clássico, um macaco. A história inicia-se com o burro questionando ao macado que objeto ele está segurando. O macaco responde de forma bastante direta: “É um livro”. Na história fica evidente a relação do burro com as redes sociais e o seu total desconhecimento sobre o funcionamento dos livros  impressos. O burro começa então um verdadeiro interrogatório sobre aquele objeto. A resposta do macaco, por sua vez, é a mesma sempre, “É um livro”.

A leitura é rápida,  mas as reflexões são profundas. De forma bem-humorada, o texto atenta para o lugar do livro no mundo tecnológico atual, em que todos crescem já imersos no universo virtual, a ponto de a leitura tradicional estar perdendo espaço, e o leitor atual perdendo a rica experiência do contato com o livro impresso e suas inúmeras possibilidades, como a de instigar a curiosidade e se tornar coautor ao ativar cenários e personagens em seu imaginário.

A história ganhou também uma animação de um minuto, mostrando o diálogo entre os amigos. O vídeo está disponível no Youtube e é uma forma interessante de dialogar com o livro em outros formatos.



Você pode acessar essa animação clicando aqui: 

É um livro | Lane Smith https://www.youtube.com/watch?v=DMa-dXrrnOA 

Resenha desenvolvida em parceira com o bolsista UNIEDU, Bruno Bernard Merten

Maria Eva Danielle é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e vê a literatura como forma de liberdade. 

Jaqueline Basilio é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e encontra nas palavras o poder para mudar o mundo. 


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.