Assuntos de Pesquisa: O hibridismo em Fita verde no cabelo

/
0 Comments

 Fernanda Cristina Cunha


Fita verde no cabelo, de Guimarães Rosa e Roger Mello: uma obra não tão contemporânea em termos de ano de publicação, mas sim de temáticas. A Chapeuzinho Vermelho, que nesta obra chama-se Fita Verde, com pequenas semelhanças ao conto de Charles Perrault, cria uma atmosfera encantada ao longo das mais ou menos 30 páginas de narrativa. Contudo, esse encantamento vai dando espaço à realidade da natureza humana. 

Fita Verde precisa aprender a conviver com a dor das relações, da possível perda e com o luto quando por fim ela ocorre. A poesia e o encantamento da obra atrelada à menção da finitude da vida, gera, ainda que emocionalmente triste, um rememoramento de que a morte existe e de que ela é uma das poucas certezas da condição humana. 

A hibridação é aqui revelada na nova expressão da obra de Perrault, ao passo que o real toma lugar no imaginário tradicional que é esperado pelo leitor. A representação poética, especialmente na literatura infantil, seja ela acerca da finitude da vida, ou das relações familiares e sociais, torna mais tangível as angústias da existência do ser e abre espaço para a sensibilidade humana.

O material aqui apresentado é um recorte da pesquisa “Hibridismo na Literatura Infantil Juvenil: contrapontos contemporâneos”, de cunho bibliográfico, em desenvolvimento por pesquisadores vinculados ao Programa de Literatura Infantil Juvenil (PROLIJ). O objetivo geral do projeto é compreender como o hibridismo vem se materializando e se manifestando nos livros infantis e juvenis na contemporaneidade. 




Oportunizar a promoção e maior alcance das produções cientificas à toda comunidade é um dos nossos objetivos. Quer saber mais sobre a pesquisa? Manda um direct no instagram para a gente. 

Referências: ROSA, G. Fita Verde no Cabelo: nova velha história. Ilustrações: Roger Mello. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

Fernanda Cristina Cunha é graduanda de Psicologia pela Univille. Atua como bolsista do Proesde e busca através dos livros que lê as longas caminhadas por dentro de si mesma


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.