Clube do Conto: Como iniciar um clube de leitura no meu contexto?

/
0 Comments

    Fernanda Cristina Cunha


O Clube do conto precisa ir além! A gente já conversou por aqui sobre as origens do Clube do Conto. Além disso, falamos um pouquinho sobre quais demandas ele respondeu e sua importância. Diante isso, o projeto traz à luz a necessidade que se tem de haver momentos de troca, de discussão e de construção coletiva, sem acontecerem avaliações ou juízos de valor. 

A leitura permeia as relações e necessidades humanas em suas variadas esferas, no entanto, no que se refere à leitura do texto literário, os hábitos de leitura não são tão perceptíveis, seja pela falta de acesso aos livros, pelo acúmulo de outras atividades em meio às rotinas agitadas da contemporaneidade, pelo desinteresse ou falta de incentivo. Por isso criar espaços que oportunizem o contato com a leitura fruitiva transforma os indivíduos envolvidos e a realidade vivida. 

Com isso, sugere-se que o projeto Clube do Conto seja adaptado e executado em diferentes locais: escolas, centros sociais, universidades, projetos comunitários, entre outros, pois, acredita-se que uma proposta que tem se mostrado tão pertinente não possa ficar limitada a uma instituição ou a um grupo de pessoas. 

Esse projeto pode ser pensado para se trabalhar com práticas educativas formais e não formais, tanto visando o incentivo à leitura literária como a possibilidade de fomentar discussões e envolvimentos dialógicos entre os sujeitos. 

Ah! Mas parece difícil? A gente tem pequenas fórmulas para ajudar você a construir seu próprio Clube do Conto. Olha só:

A) Curadoria dos contos: Ahh e você pode ver todos que nós discutimos nesses quatro anos de encontros aqui http://bit.ly/contosclube2021.

B) Escolha e convite dos mediadores: A alternância de mediadores é muito importante para trazer novas formas de ver o mundo de encontro a encontro.

C) Divulgação dos encontros e da grade: Vamos trabalhar o marketing desses encontros hein? Vale Post, Flayer, divulgação no Whats, o importante é atingir a comunidade. 

D) A realização do encontro: E esse é com você, presencial ainda tá difícil? Bora online! O importante é reunir todos os interessados <3

E) O registro: A gente sabe que uma memória fica no coração né? Por isso vale muito a pena registrar seja por fotos, prints  ou mesmo registro escrito dos sentimentos dos participantes através de post-its. 


Ficou com dúvida? Quer saber mais? Envie um email para a gente, podemos lhe ajudar <3 

Fernanda Cristina Cunha é graduanda de Psicologia pela Univille. Atua como bolsista do Proesde e busca através dos livros que lê as longas caminhadas por dentro de si mesma


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.