Resenha de Tantã

/
1 Comments
A escritora francesa Marie-Aude Murail, com uma forma simples e, ao mesmo tempo, contagiante de escrever, nos presenteou com Tantã, livro ganhador de prêmio na Alemanha em sua versão original .

Tantã com seu jeito simples de ser, sua ingenuidade, seu vocabulário inventado e seu amigo Lolô trazem à tona a grande problemática da humanidade de lidar com a deficiência mental e com as diferenças.

Um rapaz de 22 anos com cabeça de 3, luta junto com seu irmão de apenas 17 anos para se manter afastado das instituições psiquiátricas, as quais tanto destroem a possibilidade de crescimento de um ser humano com alguma deficiência, mantendo-o sedado e afastado do mundo.

A adorável Paris serve como pano de fundo para essas aventuras e para os grandes desafios da socialização de Tantã. História que nos revela um exemplo clássico da luta dos doentes mentais para serem aceitos em um mundo tão cheio de preconceitos.

Estes encontros e desencontros revelam a alma humana em suas mais diversas faces, tanto boas como más, independente das aparências e de suas diferenças, nos levando a vários questionamentos e também a encontrar os diversos HOMININHOS que vivem dentro de nós.


Título: Tantã
Autora: Marie-Aude Murail
Tradução: Rita Jover
Editora: Comboio de Corda
Ano: 2009

Fernanda de Souza Cagneti
Psicóloga (CRP 12/01674) do NAIPE ( núcleo de assistência integral à pessoa especial - Prefeitura Municipal de Joinville


Posts relacionados

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Fer!
Gostei da sua resenha. Não li ainda este livro, mas você encantou! Pelo visto o livro é muito sensível.

Beijos e Muito Bem Vinda!
Alcione

Tecnologia do Blogger.