Racismo em livros didáticos

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A tese de doutorado intitulada “Relações Raciais em Livros Didáticos de Língua Portuguesa” do pesquisador Paulo Vinicius Baptista da Silva, publicada com o título sugerido para essa resenha pela Autêntica Editora em 2008, para além de detectar as análises dos discursos sobre a temática, demonstra as manifestações do racismo contemporâneo, afirmando que este apenas acomoda-se às novas mudanças sociais.
A pesquisa analisou livros de Língua Portuguesa para a quarta-série do Ensino Fundamental produzidos entre 1975 e 2003. Interessante notar que nesse último ano ocorreu a aprovação da Lei n° 10.639 que alterando a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional passa a incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Nem se comenta a evidência da relevância e pertinência dada ao trabalho.
Merece destaque no capítulo de Revisão da Literatura as abordagens sobre os discursos racistas no contexto brasileiro, principalmente, ao identificar a raça como construção social e denunciar o racismo à brasileira através da doutrina do branqueamento, sem claro, deixar de lado os estudos das desigualdades raciais, com vistas também as desigualdades no plano simbólico, observadas na Literatura, no Cinema, na mídia impressa e televisa e na Literatura Infantil e Juvenil.
Os dados são analisados e interpretados de forma muito esclarecedora e, principalmente, fornecem-nos amplo e rico material para outros desdobramentos dessa pesquisa, como aliás, já o faz Paulo Vinicius. Por fim, nas considerações gerais, o trabalho aponta para a necessidade que ainda se faz presente em discutir o tema no âmbito educacional, como também, garante ao leitor repertório suficiente para sensibilizar o olhar e desenvolver uma ação carregada de significado, sem mascarar ou mesmo metamorfosear nossos tão arraigados preconceitos.

Cleber Fabiano da SilvaPesquisador voluntário do PROLIJ


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Um comentário:

Dani disse...
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