Resenha: Viviana Rainha do Pijama, de Steve Webb

/
0 Comments
Charlotte Pires
Pesquisadora Voluntário do PROLIJ

É incrível como a literatura infantil insiste em fazer a criança dormir! Mesmo que para isso tenha que se fantasiar do pijama mais elaborado.

Tal proposta é feita na quarta-capa de Viviana - Rainha do Pijama, como uma "alegria para a hora de dormir", do autor e ilustrador Steve Webb.

A menininha com ares de sapeca vive em um mundo giz pastel, no qual textos movimentados torneiam figuras e seguem uma métrica quase musical. Fora da cama, a personagem decide escrever a vários de seus amigos animais e convidá-los pra um concurso de pijama.

A partir daí está iniciada a "brincadeira", como também é a proposta na capa do livro. cabe ressaltar que a obra traz, além do título, nome do autor e editora, duas frases de impacto comercialmente atraentes que incitam o leitor mais despreparado no sentido literário.  Está aí um bom trunfo editorial e um bom exemplo de excesso de informações semânticas.

Em Viviana - Rainha do Pijama, as ilustrações apresentam cargas extremamente literais, nas quais os personagens ganham feições sorridentes, amenas e, opa! Deixam transparecer pop-ups (ou dobraduras de papel) tornam o produto-livro um atrativo muito mais comercial do que literário, desviando o interesse pelo texto que, por ser métrico e previsível, passa despercebido.

Instantaneamente, o leitor percorre as folhas até suas dobraduras, e como em um ato automatizado, vira a página à procura de mais e mais, até quem sabe, se cansa e vestir o seu pijama.




Ficha Técnica:
Autor/Ilustrador: Steve Webb
Salamandra
Nº de páginas: 34
Publicação: 2006


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.