25
nov
2010
23:15

Prolij contando histórias

Aconteceu na UNIVILLE mais uma edição do projeto “PROLIJ Contando Histórias na Comunidade”, através do Programa Visite, da UNIVILLE.
Desta vez, o PROLIJ recebeu crianças do CEI Artes e Manhas. Muitas histórias foram ouvidas e cantadas: foi uma tarde emocionante e envolvente. Prolijianos e crianças se confundiram nas histórias, conversas, parlendas e músicas, balançando e dando as mãos numa grande roda viva.
No final do encontro, as 18 crianças e as duas professoras receberam livros de presente do “Parque de Diversões Intelectual do PROLIJ”.
21
nov
2010
21:33

Era uma vez todo dia...

por Rodrigo da Silva
Para aqueles que já fizeram a escolha tão sonhada e idealizada de “fantasiar-se” de branco com marcha nupcial e adendos, Shrek para sempre pode ser uma boa pedida; para os que não a fizeram, eu diria que pode ser uma boa também, só que saída.
Brincadeiras de lado. O que temos é um filme de encantar e, por incrível que pareça criar algumas reflexões.  Shrek para Sempre da DreanWorks leva o espectador a viajar nas angústias e alegrias do grande Ogro e sua  [...]

Continue lendo

19
nov
2010

Era uma vez um boneco italiano e uma boneca brasileira...

por Viviane de Cassia Romão Lucio dos Santos
(??????)
Como diz a Emília, é muito difícil começar e os pontos de interrogação refletem as muitas dúvidas que passam na mente de quem escreve...
Começarei então do começo (como diria Emília???!!!): A história “As aventuras de Pinóquio” foi escrita pelo italiano Carlo Collodi entre os anos de 1881 e 1883 e foi publicada em capítulos de jornal, com o objetivo de mostrar às crianças italianas o que acontece com quem não segue as regras, não obedece os pais, não estuda... A história encanta os leitores da época (e de outras épocas também) e ultrapassa as barreiras de tempo e  [...]

Continue lendo

10
nov
2010
17:12

Congresso em Natal, por Ítalo Puccini

Cá estou em Natal/RN (sobre a cidade, escrevi um pouco aqui), participando do 6° SEL (Seminário Educação e Leitura: Novas linguagens, novos leitores). 
O nome do Congresso aponta para a relação dos jovens com as novas linguagens, e o impacto na formação leitora deles diante de tantos dispositivos de leitura e de comunicação que surgem em tempo recorde.
Inscrito que estou no Grupo de Trabalho 7 (GT Educação e Literatura), tenho assistido a apresentações de trabalho que lidam com a perspectiva de repensarmos o sujeito-leitor perante o texto literário, uma vez também que o trabalho que aqui apresentarei aborda isto (um recorte, aqui).
Alguns trabalhos apresentados - dos que  [...]

Continue lendo

06
nov
2010

História sem fim da literatura, por Ítalo Puccini

O paradoxo da leitura é que o caminho em direção a si mesmo passa pelo livro, mas deve continuar sendo uma passagem. É uma travessia realizada pelo bom leitor, que sabe que os livros são portadores de uma parte dele mesmo e podem lhe abrir um caminho, se ele tiver a sabedoria de não parar (BAYARD, 2007).
CAMINHOS DIFERENTES, RETORNOS PRÓXIMOS: BASTIAN E VÍTOR
Bastian e Vítor são dois personagens bastante próximos de duas narrativas diferentes, porém próximas se analisarmos as trajetórias destes personagens. Bastian e Vítor são dois sonhadores-solitários (creio não  [...]

Continue lendo

Tecnologia do Blogger.