Histórico PROLIJ

/
1 Comments

O PROLIJ – Programa Institucional de Literatura Infantil e Juvenil da Univille (Universidade da Região de Joinville) tem seus objetivos em consonância com os pilares da universidade, enfatizando em suas atividades o ensino, a pesquisa e a extensão. Responsável pela promoção, crítica e circulação da Literatura Infantil Juvenil na região norte do estado de Santa Catarina, contribui social e culturalmente com a comunidade acadêmica e não-acadêmica tornando-se um centro de referência na área em que atua.

            A ideia inicial surgiu no ano de 1997, a partir de um projeto de pesquisa intitulado: Levantamento de critérios para seleção de textos para crianças e jovens realizado pela Professora Doutora Sueli de Souza Cagneti com os alunos de Letras e Pedagogia. O projeto superou suas expectativas e ganhou dimensões não esperadas até tornar-se um programa institucional: PROLIJ.
            Por não acreditar em pesquisas que apenas coletam dados para fins de estatística, produzem relatórios empoeirados nas estantes e sonham com projetos mirabolantes, mas nada praticáveis, sem contribuição efetiva com a sociedade, o PROLIJ sempre buscou em suas atividades realizar momentos de extensão comunitária através de: palestras, oficinas, debates, contação de histórias, publicação de livro, artigos, ensaios, jornais, revistas científicas, blog do PROLIJ e outros variados veículos midiáticos.
            Outra característica prolijiana, são as comunicações dos resultados dessas pesquisas em seminários e congressos nacionais e internacionais, promovendo e divulgando o trabalho realizado em nossa cidade e região, bem como, discutindo e validando junto à comunidade científica tais descobertas, fazendo contatos para trocas de experiências na área da Literatura Infantil Juvenil. Dentre os eventos em que esteve presente:  


No Brasil:

12º COLE – Congresso de Leitura do Brasil – Campinas (1999)
Simpósio Internacional – Brasil: 500 anos de descobertas literárias – Brasília (2000)
Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil – Presidente Prudente (2004)
Projeto de leitura vinculado ao curso de Letras – Joinville (1999)
Seminário Nacional de Iniciação Científica – Ouro Preto (2001)
Congresso da ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Habitacionais) – Blumenau (2002)
Abertura do Encontro do Proler – Blumenau (2003)
Nascimento do PROLIJ na unidade Iperoba da Univille – São Francisco do Sul (2006)

No exterior:
Lectura ’99 – Para leer el siglo XXI – Havana – Cuba (1999) 
Congresso Mundial IBBY - Cartagena de Índias – Colômbia (2000)
A Literatura e as Artes em torno da Criança – Ilha da Madeira – Portugal (2005)
30th  IBBY World Congress: Children’s Literature and Social – Macau – China (2006)
Corso Estivo: Carlo Collodi, L’ Ottocento e La Letteratura Per I’infanzia – Toscana – Itália (2006)
Conferência de pós-doutorado – Perugia – Itália (2006)
International Conference of Story Telling – Nova Deli – Índia (2007)
11th Story Telling Festival of Shiraz – Irã (2007)
2º Convegno Internazionale Sull’ Umurismo in Prospettiva Interculturale – Lucca – Itália (2009)
VI Enkidu Summer Conference – Cidade do México – México (2009)
III Congresso Internacional de Literatura Infantil – Chaves – Portugal (2010)

            O espaço da pesquisa aliada à extensão torna-se marca do programa que, atendendo às demandas e solicitações, começa a preparar seus próprios seminários. Desse modo, anualmente, no mês de abril (ou um pouquinho mais tarde!) realiza o Abril Mundo – momento para partilhar as descobertas e ideais prolijianas com a comunidade interna e externa. A escolha desse mês está vinculada a dois importantes acontecimentos: o nascimento do considerado pai da literatura para os pequenos – Hans Christian Andersen e de Monteiro Lobato – que recebe o mesmo título em contexto brasileiro. Assim, em 2005, surge a primeira edição do evento cujas temáticas partem das discussões realizadas no grupo:
2005 – Hans Christian Andersen
2006 – Da Itália para o Brasil: os caminhos de Pinóquio
2007 – Imagens que contam histórias
2008 – Literatura em todas as formas
2009 – Contar histórias multiplica a gente
2010 – A literatura e a cultura do índio brasileiro

            A partir de 2010, o evento passará a acontecer a cada dois anos, pois mudanças em sua estrutura estão sendo efetivadas para dar mais amplitude e maturidade. Para tanto, o Abril Mundo 2012 contará com comunicações, publicações em anais e outras melhorias para firmar-se como referência na área em nossa região.

            O PROLIJ, também no eixo do ensino, proporcionou desdobramentos de suas pesquisas que se transformaram em argumentos e ideias para Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias, artigos científicos e dissertações de mestrado. Para citar algumas das conquistas mais recentes:

Era uma vez.. o poder da floresta e a sabedoria das águas num lugar não tão distante.
Alcione Pauli – Mestrado em Patrimônio cultural e sociedade – UNIVILLE – (2010).

Cá e lá histórias há: mitos e símbolos nas lendas de São Francisco do Sul e Ilha da Madeira.  Andrea de Oliveira – Mestrado em Patrimônio cultural e sociedade – UNIVILLE – (2010).

A narrativa visual em livros no Brasil: histórico e leituras analíticas.
 Maria Lucia Rodrigues – Mestrado em Patrimônio cultural e sociedade – UNIVILLE – (2011).

A magia dos mitos, lendas e fábulas africanas – o professor como o griô contemporâneo.
Sonia dos Reis Pegoretti – Mestrado em Patrimônio cultural e sociedade – UNIVILLE – (em andamento).
           
            Para além dessas contribuições, o PROLIJ publicou três edições do livreto de Sugestões de Leitura para Crianças e Jovens, com indicações para os pais, professores, agentes e promotores da leitura, enfim, para todos os interessados em conhecer títulos de literatura infantil e juvenil de qualidade. Recentemente, a publicação do Livro dos livros: resenhas do Prolij, organizado pelo prolijiano Alencar Schueroff e pela professora Sueli Cagneti, com lançamento pela editora da Univille, conta com indicações mais pormenorizadas das obras literárias e teóricas estudadas pelos participantes do programa e publicadas no blog do PROLIJ.

            Como uma andorinha sozinha não faz verão, ao longo desses treze anos o PROLIJ contou com apoiadores e patrocinadores que facilitaram algumas conquistas, financiando parcialmente ou integralmente nossos sonhos. Nossos francos agradecimentos: 

Departamento de Letras e Pedagogia
Mestrado em Patrimônio Histórico e Cultural
Fundação Cultural de Joinville
Arroz Urbano
Transpetro

            Como o ato de pesquisar em ciências humanas exige o encontro com o indivíduo, o PROLIJ assegurou essa presença contando com instituições parceiras que possibilitaram a aplicação prática dos momentos teóricos discutidos nas reuniões. Nossa gratidão às instituições que nos receberam e acreditaram em nosso trabalho:

Colégio Cenecista José Elias Moreira
Colégio dos Santos Anjos
Biblioteca Pública Municipal Prefeito “Rolf Colin”
Fondazione Carlo Collodi -  Collodi - Italia
Fondazione Dino Terra   - Lucca - Italia
Universidade da Madeira – Funchal - Portugal

            Entre os prolijianos, pesquisadores voluntários que se reúnem todas às quartas-feiras, (religiosamente!) estão presentes ainda alguns que participam desde a fundação do programa, fidelizando seu compromisso e carinho pelo grupo. Sob a coordenação da Prof. Dra. Sueli Cagneti segue, dos mais experientes para os mais novos, respeitando a ordem de ingresso no programa, os prolijianos do Grupo Reinações do PROLIJ:

Luciane Piai
Áurea Carmem Rocha Lira
Cleber Fabiano da Silva
Alcione Pauli
Alencar Schueroff
Viviane de Cassia Romão Lucio dos Santos
Georgia de Souza Cagneti
Débora Raquel Wank
Silvio Leandro da Silva
Ítalo Puccini
Maria Lúcia Costa Rodrigues
Sônia Regina Reis Pegoretti
Fabiana Aparecida Rebelo 
Daiane da Silva


Posts relacionados

Um comentário:

Anônimo disse...

O histórico ficou ótimo!
Super completo e informativo!
Parabéns!
Alcione

Tecnologia do Blogger.