Fuzarca é farra! Fuzarca é alegria! Fuzarca é poesia! (p. 9)

/
1 Comments

 
Por Sueli de Souza Cagneti

Fuzarca é desses livros para crianças menores que nos encantam – mesmo que já não sejamos tão menores assim.
Num contexto que lembra a fusão do afro com o branco – num Brasil mais que brasileiro – Sonia Rosa conta a história de Guido e Iná, irmãos gêmeos, numa representação viva de nossa brasilidade. Eles são um branco e outro negro, embora tenham sido moradores de uma mesma barriga, durante um mesmo espaço de tempo. Por isso, SE AMAM! Bela metáfora do que deveria ser o sentimento do e sobre o afro-brasileiro, que nessas nossas terras se gestaram...
O encantador do livro, além das cores e das delicadas ilustrações de Tatiana Paiva, que nos remetem a um mundo misturado como o brasileiro, são as imagens que informam ao leitor, sem tecer em momento algum juízo de valor, a razão da bela mestiçagem ocorrida. Mestiçagem essa – sem mais uma vez pontuá-la – informada na quarta capa, pela autora, quando diz que os personagens de seu livro são reais e a história escrita por ela é um presente ao casal de gêmeos.
Vale conferir essa publicação atualíssima da Brinque-Book, levá-la para casa, para a escola, para festejar com ela o mundo das cores e das palavras que no Brasil se misturam e se recriam dia após dia, como o fazem o pai negro e a mãe branca dessa narrativa com sua vida iluminada e divertida por agogôs, caxixis, berimbaus, atabaques, batuques e pandeiros.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Fuzarca
Autora: Sonia Rosa
Ilustradora: Tatiana Paiva
Editora: Brinque-Book
Ano: 2011


Posts relacionados

Um comentário:

Sonia Regina Reis Pegoretti disse...

Oi Sueli!
São livros como esse que valorizam a diversidade e a pluralidade brasileira. Amei a resenha!
Sonia

Tecnologia do Blogger.