Ifá, o Adivinho

/
0 Comments



Na vida tudo é repetição
Aprende as histórias que aconteceram no passado
e saberás o que se passa no presente
e tudo o que no futuro ocorrerá.
Ifá, o Adivinho – Reginaldo Prandi


por Amanda Corrêa da Silva e Sueli de Souza Cagneti

Ifá é aquele que conhece todas as histórias; é ele, o Adivinho, quem escuta os problemas e aconselha aqueles que estão em dificuldades; é Ifá que, com seus dezesseis búzios mágicos, tudo adivinha. Este sábio orixá é também um dos personagens do livro Ifá, o Adivinho de Reginaldo Prandi (Companhia das Letrinhas, 2002) que traz ao público algumas das histórias que a África nos deixou de herança.
Acontece que nem sempre Ifá foi encarregado da adivinhação. Antes dele quem ocupava o cargo era um velho mago que resolveu se aposentar por força da idade. Assim que a vaga abriu Ifá se candidatou.
A caminho do palácio de Olorum - o Senhor Supremo que tudo decide - o futuro adivinho deparou-se com Exu que era ainda jovem e vivia de pequenos bicos. Ifá dividiu sua comida com o mensageiro, que muito satisfeito com a oferenda, ajudou-o a conquistar o cargo tão desejado. E assim Ifá, o Adivinho, com o auxílio de Exu, passou a ler a sorte e desvendar o destino dos homens e, é claro, ajudá-los a se livrar das armadilhas da morte.
Aspectos estéticos da ilustração de Pedro Rafael como as cores, movimentos e texturas criam uma atmosfera carregada de africanidade. As peripécias vividas pelas personagens apresentam valores e sentimentos que estão muito mais próximos de nós do que imaginamos – e não me refiro somente a nós brasileiros, mas a nós seres humanos.
Enfim, em meio a tantos atrativos comerciais surgem obras como esta que realmente se propõe a tratar os leitores com a inteligência que merecem. E não é por menos que Ifá, o Adivinho recebeu da FNLIJ em 2003 o prêmio de Melhor Livro Reconto.

FICHA TÉCNICA:


IFÁ, O ADIVINHO
Autor: Reginaldo Prandi
Ilustrador: Pedro Rafael
Editora: Cia das Letrinhas
Ano: 2002



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.