Beber da fonte antiga para matar a sede de agora

/
1 Comments

Por Maria Lúcia Rodrigues e Sueli de Souza Cagneti
                                                                                                                     
Sempre em algum lugar uma história, mesmo tendo séculos, será nova para alguém. Qualquer um constata isso, não há novidade, mas mesmo não sendo novidade para muitos, novos olhares e novas linguagens podem tornar interessante e belo o que o tempo tornou clássico.
Jerry Pinkney, premiado ilustrador norte americano, expõe em uma narrativa visual, uma das fábulas de Esopo, O leão e o camundongo. Sua versão não tem a intenção de propor adaptações para a fábula, como grande parte das obras contemporâneas que trabalham com revisitamentos clássicos, a não ser pelo fato da história estar sendo contada inteiramente em imagens. Mesmo não tendo a intenção de adaptar o texto de Esopo, ao parafrasear a história apenas por meio da imagem, permite ao leitor uma liberdade maior na proposição de leitura, pois não fica tão explicito, quanto na palavra, a moralidade presente, característica marcante  daquele tipo de texto.
As imagens descortinam calores africanos de uma savana latente em vida. Assim é o cenário, onde se passa a fabula do leão que deixa livre seu petisco, um camundongo, e este em retribuição lhe salva dos caçadores.
Pikney traduz a atmosfera grandiosa da savana africana em aquarelas detalhadas com suavidade no pincel em inúmeras camadas de cor onde os tons dourados e verdes predominam. As cenas se abrem e se fecham em detalhes nas páginas e os sons se fazem presentes em pequenas inserções de onomatopeias
Essa fábula ganha nova vida como narrativa visual, mas, sobretudo, mostra que amizade e lealdade não dependem de posições sociais. Por isso, quando a sede assolar, é sempre bem vinda uma fonte, mesmo que de tempos tão distantes. 

FICHA TÉCNICA:
                                                                                             
Obra: O leão e o camundongo
Autor e ilustrador: Jerry Pinkney
Editora: Martins Fontes
Ano: 2011



Posts relacionados

Um comentário:

Sonia Regina Reis Pegoretti disse...

Essa história contada através da narrativa visual realmente se amplia e se modifica cada vez que a lemos. Muito bacana! Parabéns Maria Lucia e Sueli!

Tecnologia do Blogger.