Dizem que os mais fortes constroem a História

/
0 Comments

Por Maria Lúcia Rodrigues e Sueli de Souza Cagneti

                 O tempo é soberano, muda homens, muda pensamentos, muda destinos. Às vezes, o tempo também abre cortinas e a paisagem que se encontrava velada se revela em detalhes preciosos, não precisando obrigatoriamente apontar o real, uma vez que ele depende mesmo é de nosso  ponto de vista.
O livro de narrativa visual “Os donos da bola”, de Jô de Oliveira, traz em seu enredo uma dessas paisagens subitamente reveladas. O autor lança um olhar novo e divertido para um tema tão banal para o brasileiro: o futebol, mais especificamente a sua história,  olhada, a       partir dos que se consideram os donos da bola: nós brasileiros.
Quem inventou o futebol com suas regras foram os ingleses. É fato. Contudo, mesmo o sendo, Jô de Oliveira muda a história desse esporte, não para questionar o instituído, mas para abrir a cortina e nos mostrar o que significa riqueza cultural e material para uma nação.
O autor narra em imagens sua versão para a história do esporte com traço caricato e carregado de preto por meio de um menino escravo no Rio de Janeiro dos oitocentos, que vê uma indígena deixar cair uma bola (que pode ser um coco ou uma bola de borracha) de seu cesto ao passar por ele numa ruela da cidade. Em meio a euforia de pegar a bola que rolava pela rua juntam-se ao menino outros escravos adultos que em cabeçadas, toques de peito, e chutes vão conduzindo-a. Nessas passagens que são o  fio condutor da narrativa, paisagens cariocas e costumes vão sendo revelados.  A questão é que sem perceber, e é sempre assim, a brincadeira de escravos era observada atentamente por um estrangeiro.
Pois é, dizem que os mais fortes fazem a história. Mas, às vezes, existem momentos de reflexão em olhares que contradizem e questionam os meios nos quais ela se constrói, e nós, que somos mais espectadores do que agentes dela (a história), devemos decidir em que verdade acreditar.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Os donos da bola
Autor e ilustrador: Jô de Oliveira
Editora: Escala Educacional
Ano: 2010


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.