A força e a beleza das princesas africanas

/
0 Comments

Por Sonia Regina Reis Pegoretti

        As mulheres são o foco desses seis mitos recontados pelo povo iorubano e afro-brasileiro. Segundo Kiusam de Oliveira, autora do livro Omo Oba – histórias de princesas, “Oduduwá criou a o planeta Terra e, se uma mulher teve esta capacidade, o poder está com ela” (p 7). Nesses mitos, estão presentes seis princesinhas africanas, que um dia se tornaram rainhas. O que há em comum entre elas? Inteligência, força, coragem e beleza, é claro.
        A primeira história “Oiá e o búfalo interior” conta a história de uma princesa muito bela e determinada. Ela adorava brincar com Ogum e dentre seus dons estava o de poder se metamorfosear em animais. Na história “Oxum e seu mistério” a princesinha linda e perfumada conseguia hipnotizar e encantar a todos com sua beleza, sempre conseguindo o que queria.
        Na terceira história “Iemanjá e o poder da criação do mundo” a rainha do mar já demonstrava que desde criança seus atributos de beleza, tranqüilidade, equilíbrio e determinação. Já em “Olocum e o segredo do fundo do oceano” a princesinha era misteriosa e triste. Tinha uma beleza natural e os atributos da introspecção, contemplação e quietude. Mas ela também guardava um grande segredo, só revelado para seu grande amigo Ocô!
        Em “Ajê Xalungá e o seu brilho intenso”, a princesa era irmã de Iemanjá. Desde pequenininha já mostrava sua impetuosidade, curiosidade, empoderamento, orgulho, determinação e coragem. Além disso, era muito bela e possuía o poder de fazer as ondas brilharem! Será que essa princesinha conhece seus limites? Na última história “Oduduá e a briga pelos sete anéis” a princesinha tinha uma beleza rústica, não gostava de se enfeitar. Ela era a Terra e com sua força desejava habitar sua cabaça e possuir os sete anéis. Mas para isso, ela teria que travar uma batalha com Obatalá, o Senhor do Céu!
        Essas narrativas míticas já viajaram por vários lugares e chegaram aqui trazendo encantamento. A força dessas princesas de lá podem inspirar as meninas daqui. Boa leitura!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Omo Oba – histórias de princesas
Autora: Kiusam de Oliveira
Ilustrador: Josias Marinho
Editora: Mazza
Ano: 2009


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.