De hoje e sempre de ontem: as Fábulas!

/
0 Comments

Por Alcione Pauli e Maria Lúcia Rodrigues

As fábulas são formas de narrar histórias nas quais as características, os sentimentos e as manifestações humanas aparecem tendo como personagens os bichos.  Esta forma de contar história é antiga, e há registro que teve início no oriente e que Esopo popularizou a forma de escrever na Europa.
Daniel Munduruku, brasileiro, índio da nação Munduruku, conhecedor de mundo indígena traz a ancestralidade da forma elaborada por Esopo no século VI, e as ancestrais histórias contadas nas vozes dos índios do Brasil. A obra sob o título “As Peripécias do Jabuti”, discorre sobre como os indígenas enxergam o jabuti na sua cultura, e o que ele tem a nos ensinar.
A primeira peripécia narra com muita atenção o surpreendente caso em que o jabuti é testado pela raposa no que se refere ao conhecimento da natureza e a paciência. A raposa desafia o jabuti a ficar num buraco durante três anos. Como  ele irá vencer esse desafio? O que acontecerá com a raposa?
Na próxima fábula, o bicho que irá propor um desafio é o veado-catingueiro. E, ela irá propor a tradicional corrida. Como jabuti vence? Só jabuti e os leitores sabem.
Na última brincadeira, vem a onça que se irrita com o jabuti, por causa de uma cantiga “Do osso da onça fiz minha flauta”. O que a onça ganhará? O jabuti é que ganhará...Fim...fim...finfim!
Acompanhando o texto de Munduruku as aquarelas de Ciça Fittibaldi ilustram o livro com cores de um tempo remoto, dando às fábulas ares rupestre com pinceladas sucintas. Dispostas dentro de um projeto gráfico delicadamente pensado, as aquarelas passeiam em quadros de tamanho variado, conferindo dinamicidade ao olhar. As cenas ilustradas acompanham o contador de histórias do povo indígena, o velho pajé, que ora está na realidade da fogueira sob o olhar atento e curioso do seu povo, ora está a levar o ouvinte/leitor ao seu mundo encantado de contador. Os tons terrosos nas mãos de Fittibaldi ganham grande vivacidade e dialogam com a proposta de escrita de Munduruku e mergulham nas paisagens e nos seres da nossa terra.
Um texto que pode ser apresentado para todas as idades, uma narrativa que diverte sendo ouvida em voz alta e em silêncio!

FICHA TÉCNICA:

Obra: As Peripécias do Jabuti
Autor: Daniel Munduruku
Ilustradora: Ciça Fittipaldi
Editora: Mercuryo Jovem
Ano: 2007


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.