PROLIJ: 15 anos

/
5 Comments
Há exatos 15 anos, um projeto de pesquisa da Profª Dra Sueli de Souza Cagneti com alunos do curso de Letras, intitulado “Levantamento de critérios para seleção de textos para crianças e jovens”, superava as expectativas e se institucionalizava como Programa de Literatura Infantil Juvenil. Um grande passo para a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, para a própria cidade e um fomento para esta literatura que por tanto tempo foi marginalizada em nosso país e a qual hoje tem reconhecimento mundial.
Estruturado nos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão; de 1997 até hoje, foram muitas horas de pesquisa, de atuação em escolas, praças, museus, bibliotecas, e contato direto com os professores e alunos de Joinville e região. Mais que produzir e refletir conhecimentos, o PROLIJ se empenha em transmitir, discutir e aprender em todos os cantos do Brasil e do mundo por onde passa. É formado por pesquisadores sérios que se dedicam diariamente em suas profissões e em seu trabalho voluntário junto ao Programa para contribuir social e culturalmente na promoção, crítica e circulação da Literatura Infantil Juvenil.
Ter-se tornado um centro de referência regional, conseguir repetidamente apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura na publicação de seus livros e na organização do já tradicional Abril Mundo, além dos convites a participar de congressos no México, Irã, Portugal, Itália, Índia e China, são apenas consequências deste amor e desta prestatividade de um grupo – aliás, uma família – que não mede esforços para aprender e compartilhar sempre mais.

Ana Paula Kinas Tavares

Prolijianos na Gameleira Sagrada no Parque Quilombo dos Palmares.
P.S.: Para festejar os 15 anos, os pesquisadores fizeram uma viagem de estudos ao Quilombo dos Palmares, em União de Palmares/AL, consolidando a pesquisa de Africanidades. Confira mais nos próximos dias.



Posts relacionados

5 comentários:

Vivi disse...

Que foto mais linda!!!

Anônimo disse...

Ana Parabéns pelo texto!
Você faz parte desta história...e com certeza participa com muita sensibilidada!
Abraços,
Alcione

Anônimo disse...

Que gratificante encontrar textos como o seu, Ana Paula, nos dizendo- em outras palavras- que vale a pena o trabalho que com tanta paixao temos feito junto ao PROLIJ. Sente-se que voce ja é uma prolijiana também. Vamos aguarda-la.
Sueli

Aninha Kita disse...

Obrigada, Alci e Su! Nada mais que a verdade!

Um beijo,
Ana.

Adriana disse...

Parabéns, Ana Paula!
Seu entusiasmo e dedicação ao trabalho que se propõe a fazer e o faz com tanto esmero, me comove e me enche de orgulho! Sempre sua fã número um...

Tecnologia do Blogger.