O mundo d’onde eu vim

/
0 Comments
Luana Seidel

Com o infortúnio da escravidão, muitos africanos foram brutalmente tirados de sua terra e trazidos para o Brasil. Apesar da diferença de culturas, não podemos negar que a África possui uma cultura belíssima e rica, com detalhes e diversas histórias propagadas por meio da fala, a grande maioria sem nenhum uso da escrita, de avô para pai, de pai para filho e assim por diante. 
E por serem detalhes importantes, Raul Lody traz em sua obra Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem o esclarecimento sobre a visão de mundo da cultura africana, das suas crenças, da criação do mundo e dos seus responsáveis. 
Escrito e ilustrado por Lody e publicado pela Editora Pallas em 2007, o autor e ilustrador utiliza – com sucesso – desenhos étnicos, com muitas cores e formas que dão ideias quase ancestrais para aproximar o leitor da temática abordada. 
Entre Ogum, Olodumare e outros grandes, percebemos como é importante que seja explicado de onde veio cada um destes e quais foram seus papeis na criação do mundo, visto que a cultura africana se misturou com a nossa nos tornando um pouco mais malês, iorubas, jejes, mas quando nos perguntamos quem são estes, não sabemos explicar com propriedade.
De um curto trecho, podemos perceber que os homens são muito parecidos uns com os outros e erram quase sempre no mesmo ponto, não importando em que parte do mundo ele vive ou à qual Deus aquele adore: “... O homem, porém, não seguiu rigorosamente as instruções de Ogum: não soube aproveitar a natureza oferecida por Olodumare. O homem preferiu guerrear em vez de plantar, preferiu matar em vez de semear, preferiu formar exércitos em vez de habitar pacificamente a terra.” (p. 13) 
No final do livro, o autor traz um glossário com vinte termos da cultura abordada que serve para tirar a dúvida de quem ainda confunde os diferentes nomes e para explicar mais detalhadamente quem fez o quê, quem é filho de quem e etc. 
A obra é ótima para quem quer ter maior noção sobre a sabedoria das religiões africanas, pode ser lida por diversos públicos, principalmente a partir do juvenil, visto que Lody utiliza a linguagem simples para aproximar o leitor e mostrar as lendas, sem deixar a obra simples ou infantil demais. A sensação pós leitura deste livro é a de que podemos estudar mais e ter ainda mais conhecimento dessa cultura tão bonita e tão importante para o povo brasileiro. 
Até logo, ou melhor: Odàbó!

LODY, Raulo. Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem. Rio de Janeiro: Pallas, 2007.



Luana Seidel é graduanda do curso de Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) da Univille. Trocou o oxigênio por arte há tempos – e não se arrepende disso.




Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.