As cores que nos pintam

/
0 Comments
Kauane Cambruzzi

A história do livro Minha família é colorida se inicia quando Ângelo começa a se perguntar por que ele tem um tipo de cabelo e seus irmãos outro; por que a pele dele é como a pele da bisavó e a do irmão dele não. A mãe de Ângelo percebe, então, que é hora de contar a história da família deles para o filho. Ela começa lá atrás, com o pai do pai do pai do Ângelo e a mãe do pai do pai do Ângelo. 
Com uma narrativa simples, porém cheia de poesia e metáforas para explicar para crianças como um filho nasce com os cabelos crespos e o outro com cabelos lisos, ou que juntando os pedacinhos do pai e os pedacinhos da mãe, nasce um filho diferente do outro.
Explorando o que é uma família e como elas se formam (características físicas ou não) Georgina Martins escreve um livro que vale a pena ser lido para qualquer criança, tirando dúvidas e fazendo nascer outras. O livro perfeito para explorar a história de cada um. As ilustrações de Maria Eugênia dão um encanto especial para uma obra que já é mágica. A cada página podemos encontrar um pedacinho da história da família de Ângelo através dos traços da ilustradora.
Nas páginas finais da primeira edição do livro, publicado pela editora SM, há uma explicação mais aprofundada e didática de como nossa genética funciona e como a árvore genealógica de todo mundo é tão colorida como a de Ângelo – e cá entre nós, tudo fica bem melhor com um pouco de cor.


MARTINS, Georgina. Minha família é colorida. São Paulo: Edições SM, 2005.



Kauane Cambruzzi é graduanda em Letras na Univille. Tem os cabelos cacheados e sabe que deve agradecer à bisavó por eles, assim como deve agradecer ao pai por lhe comprar livros e à mãe por lê-los, trazendo a literatura para sua vida.



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.