Esconderijo

/
0 Comments
Viviane Elaine Padilha

Esconderijo, da brasileira Heloisa Prieto, publicado em 2007 pela Companhia das Letrinhas, é um belíssimo livro de memórias, inspirado pelas lembranças de infância da autora na casa da sua avó.

“Será que o sol é o esconderijo da lua”? Segredos. Quem nunca teve um? Quem nunca guardou o de outro alguém? Quem nunca teve um esconderijo especial?

Na trama, conhecemos uma menina curiosa e ativa que vive pensando em todo tipo de mistério. Ao passar as férias na casa da avó, começa a descobrir os mais malucos segredos das pessoas. Aqueles que os adultos insistem (em achar) que escondem das crianças, aqueles que envolvem o medo de algo, outros que são apenas imaginados e aqueles de tristeza e de saudades.

A menina descobre, aos poucos, os segredos da avó, dos amigos, do jardineiro e dos seus pais, assim como seus próprios, aprendendo então, que eles habitam em todos nós e merecem ser respeitados e que nem todos são sombrios, alguns podem trazer uma alegre surpresa.

As palavras da história em certos momentos estão espalhadas pelas coloridas e geométricas ilustrações de Daniel Bueno, escondidas ou bagunçadas numa árvore, num sol ou numa espiral, formando um divertido jogo de palavras e imagens para leitor.

A obra de Heloisa Prieto traz uma bela mensagem sobre família, amor, (e porque não os segredos?) que nos conectam e nos fazem ser quem somos dentro da nossa própria história.



Viviane Elaine Padilha é acadêmica do terceiro ano de Pedagogia, e gostaria de ter um dedo verde para tornar o mundo um lugar melhor.


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.