Menino de Páscoa, que trazes pra mim?

/
0 Comments
Nicole Barcelos

“Todo mundo sabe que, quando vai chegando a Páscoa, as crianças vão começando a pensar em comilanças, em ovos coloridos, de chocolate, em coelhinhos. Mas o que pouca gente sabe é que, quando vai chegando a Páscoa, os coelhinhos vão começando a pensar em comilanças, em cenouras coloridas, em crianças”, diz o narrador de Uma história de Páscoa, ao abrir essa divertida narrativa sobre o menino Joãozinho e o coelho Dudu, e o domingo de Páscoa em que tudo mudou. 

Publicada primeiramente em uma coluna da Revista Recreio na década de 1970, Uma história de Páscoa foi lançada em muitas versões antes de ganhar uma publicação própria, pela Coleção Batutinha da Editora Salamandra, no ano 2000, em que foi primeiramente ilustrada por Gonzalo Cárcamo, e posteriormente recebeu reedição ilustrada por Adilson Farias. Ana Maria Machado, que, na verdade, recebeu a proposta de escrita desse texto “por encomenda” (para a revista), cria um conto alegre e muito divertido em que menino e coelho se espelham em suas ações e expectativas, lançando um outro olhar para a tradicionalíssima história do coelho de Páscoa. 

Pois, menino e coelho anseiam encontrar, no domingo, seus presentes escondidos um pelo outro no jardim, perguntando-se se hão de existir mesmo coelhinhos e meninos de Páscoa para fazê-lo. Porém, por só esperarem receber cada qual o os seus desejados presentes – um, os ovos, o outro, as cenouras – não encontram nada no jardim – exceto um ao outro. Será esse encontro inusitado entre Joãozinho e Dudu que fará com que voltem às suas casas e busquem remediar, mais do que suas próprias decepções, o desapontamento um do outro. 

Muito colorida, tanto em sua ilustração quanto em seu texto, a história guarda ainda um mistério ao seu final – que os leitores mais jovens mais tarde descobrirão, e que os leitores mais velhos já conhecem e, com cumplicidade, certamente perceberão esse divertido “aceno” de Ana Maria Machado ao leitor.


MACHADO, Ana Maria. Uma história de Páscoa. Ilustr.: CÁRCAMO, Gonzalo. Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.


Nicole Barcelos é graduanda em Letras na Univille (Língua Portuguesa e Língua Inglesa). Atua como bolsista do Prolij e vive se perdendo em buracos de coelho.


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.