Resenha de Minhocas: Caraminholas na cabeça

/
0 Comments
Nicole Barcelos

Carlos Alberto de Souza Vasconcellos tinha um Problema. Assim mesmo, com P maiúsculo e tudo. Na verdade, mais de um. Bastava uma olhadela para o seu testão para ter certeza que sua cabeça estava crescendo – crescendo para cima. Você vê, ele a mediu e tudo, era científico, inegável, que sua testa estava de fato aumentando. Mas isso tudo porque além do Problema, Carlos Alberto tinha também um Segredo – ou melhor, Segredos: havia minhocas em sua cabeça. 

Em Minhocas, de Luana Chnaiderman de Almeida, ilustrado por Deko Farcas (estreante como ilustrador, mas grafiteiro que assina nas ruas como Treco), explora-se com muita cor e bom humor os Problemas e Segredos de Carlos Alberto. Guardando seus medos e ansiedades para si, surgiram na cabeça do menino várias minhocas, como Retardoca, a minhoca estou-sempre-atrasado-em-tudo; Bolota, a minhoca será-que-eu-sou-barrigudão?, Astrogildo, a minhoca na-verdade-todos-queriam-que-eu-fosse-o-Astolfo, e tantas e tantas outras. Quando o conhecemos, ele está para fazer aniversário – e sua cabeça, já muito crescida, está em superlotação minhoquenta. 

Os eventos que se desenrolarão a partir dos pedidos do garoto nessa data tão especial, porém, podem trazer uma reviravolta para as residentes dos miolos de Carlos Alberto, e nesse empurra-empurra de minhocas, fica difícil dizer se o nó vai se atar ou desatar de vez em seus pensamentos. O que é certo, porém, é que esse livro, aparentemente despretensioso e colorido em tons de rosa e verde quase neons (muito chamativos e ousados), é garantia de risadas, diversão, e também de boas reflexões para leitores jovens e experientes: há de se concordar, afinal, que não é apenas Carlos Alberto quem possa estar alimentando minhocas intrusas em suas caraminholas.


Nicole Barcelos é graduanda em Letras na Univille (Língua Portuguesa e Língua Inglesa). Atua como bolsista do Prolij e vive se perdendo em buracos de coelho.


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.