Resenha de Mundaréu: a terra de (dois) homens

/
0 Comments

Isabela Giacomini
Jo-í e Hi-pi são irmãos gêmeos, mas diferentes de quaisquer outros que se possa encontrar- foram enviados por um espírito do céu para criarem os elementos da terra. Os heróis constroem aquilo que querem e o que há necessidade de se ter, sempre muito alegres e espontâneos com suas grandes invenções.

O poder de suas palavras é tão forte que conseguem criar tudo o que pensam, inclusive animais muito peculiares- alguns até perigosos demais. Eis que um dia, algo que não era esperado ocorre: uma de suas criações se volta contra Jo-í e ele nunca mais volta a ser o mesmo. Mundaréu mostra os desafios passados por Hi-pi para resgatar o irmão e fazê-los ficarem a salvo, mas algo muito maior está por vir. O que poderia acontecer em uma terra onde habitam apenas duas pessoas?

A obra de Celso Cisto permite uma reflexão muito grande por parte do leitor, a partir de um final surpreendente e também incomodativo. É incrível como sua literatura consegue perpassar por momentos históricos conturbados de uma maneira tão sutil e implícita, ainda mais acompanhado pelas maravilhosas ilustrações de Rosinha Campos.



Isabela Giacomini é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e vê na literatura uma porta para outros universos e realidades.



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.