Especial de histórias em quadrinhos: 7 HQs para todo jovem leitor

/
0 Comments

Gabrielly Pazetto
Isabela Giacomini
Nicole de Medeiros Barcelos
As histórias em quadrinhos foram, para muitas pessoas, as precursoras do gosto pela leitura e para muitas, continuam fazendo parte de sua rotina literária. Elas trazem uma diversidade de linguagens e de temáticas, permitindo a reflexão e a diversão, além de trabalharem com a ludicidade das crianças e dos jovens por meio das cores e dos desenhos utilizados.

As HQs foram, por muito tempo, consideradas um gênero menor, mas sua complexidade e importância passaram a ser reconhecidas a partir do momento em que se percebeu que muitos leitores o são porque tiveram contato com elas.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro, mostra que Histórias em Quadrinhos é um dos gêneros mais lidos por jovens entre 9 a 17 anos. E por isso, trouxemos aqui uma lista de HQs muito especiais.
Sendo:

Pétalas, de Gustavo Borges e Cris Peter – Pétalas, de Gustavo Borges e Cris Peter – Pétalas é a obra mais singular dessa lista! Trata-se de uma narrativa visual em forma de quadrinhos. As ilustrações de Gustavo Borges e a coloração de Cris Peter dão vida à história de uma linda amizade em meio à neve, para nos lembrar o que realmente pode aquecer o coração.



Nimona, de Noelle Stevenson – Era uma vez um guerreiro, um vilão, um experimento científico, tudo isso vivendo em um mundo medieval com super-heróis e magia (ou seria pura tecnologia?). Esta é a história de Nimona, da americana Noelle Stevenson. O quadrinho é a estreia da autora na escrita independente e é um prato cheio para quem busca aventuras, mas sem os clichês dos quadrinhos de super-heróis. Nimona é forte, é guerreira, e é impossível não sofrer, se alegrar e se aventurar junto com ela!



Série “Valente”, de Vitor Cafaggi – Série “Valente”, de Vitor Cafaggi – Valente é um ser enfrentando a adolescência e os problemas que ela traz: namoradas, ensino médio, faculdade e amigos. E o melhor de tudo? Ele é um cachorro, mas ao longo da história descobrimos que Valente é um pouquinho da gente também! Valente sofre, Valente erra, Valente tem dilemas típicos dos jovens que estão nessa fase tão conturbada. A série possui 5 volumes lançados até agora e o desfecho desta história será no 6º e último volume da série, que está previsto para ser lançado até o final de 2018.


Maus, de Art Spiegelman – Talvez o fator mais impactante de Maus seja o fato de que a história realmente aconteceu. HQ biográfica, Maus conta a história do próprio pai de Art Spiegelman, judeu, que viveu o horror da 2ª Guerra Mundial.


Hilda e o troll, de Luke Pearson – Hilda é uma curiosa menina com uma imaginação fértil. À guisa de muitas personagens que conhecemos, a protagonista dessa HQ, ao ouvir histórias sobre trolls, confabula sobre a sua existência e teme ser, um dia, comida por um deles. O que o avançar das páginas dessa obra revela, porém, para além do encontro inusitado preludiado pelo próprio título, é a descoberta que ele desencadeia.


Persépolis, de Marjane Satrapi – Pouca luz ainda foi lançada sobre a guerra do Irã que ocorreu na década de 1980, principalmente no (nosso) mundo ocidental colorido pelas tinturas da mídia internacional americana. Persépolis vem na contramão de tudo isso para nos oferecer um olhar de dentro desse conflito: Marjane Satrapi conta a sua própria história no Irã, como filha de uma família progressista em um país que, de uma hora para outra, foi literalmente encoberto por véus pretos. Com humor inconfundível, a autora guia o leitor pelas veredas mais escuras dessa narrativa necessária, mas dolorida, de uma maneira que beira a leveza. Desvelando um pouco do que a própria História ainda não deu conta de mostrar, a HQ continua reverberando no leitor para muito além dos quadrinhos finais que “encerram” o conto de Satrapi (e de sua herança persa) – e não ao acaso foi adaptada para o cinema em 2007, em uma animação homônima indicada ao Oscar.


Eles estão por aí, de Bianca Pinheiro e Greg StellaÉ bem difícil falar desta HQ sem dar nenhum spoiler, até porque sua leitura não se limita apenas às palavras, as ilustrações também contam a história de Eles estão aí. A HQ traz a jornada de duas criaturas vagando pelo mundo e encontrando diversos seres pelo caminho, na tentativa de compreender e de serem compreendidos.





Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.