Clube do Conto: Uma forma de lutar contra o afastamento do literário

/
0 Comments

  Fernanda Cristina Cunha


O Clube do conto você  já conhece não é? Mas que tal conhecer um pouquinho mais sua origem e o números envolvidos nesse projeto maravilhoso que existe desde 2017?
A criação do projeto perpassou pela problemática muito observada nas universidades de um modo geral, que é a do afastamento do estudante aos textos literários e da leitura fruitiva. Esse afastamento se dá em muitas vezes pela carga de leituras teóricas que são exigidas nos cursos de graduação e pós-graduação.

Contudo, para além do ambiente universitário, surgiu pelo olhar sensível à comunidade e a como poderíamos levar a leitura fruitiva até eles. Por meio dessa iniciativa a comunidade acadêmica e não acadêmica é beneficiada, pela possibilidade de discussão do literário no coletivo, sem responsabilidades associadas; um espaço típico de educação não formal em que todos os olhares são relevantes para a construção conjunta e para a problematização das temáticas. 

O debruçar-se sobre novos contos e autores, clássicos e contemporâneos, permite ainda que o leitor e participante tenha um maior acesso à literatura, que, possivelmente, não seria descoberta sem intervenções como essa.

Sendo um projeto contínuo, em que os participantes se reúnem quinzenalmente, entre os meses de abril a novembro, totalizamos mais de 50 encontros, ou seja 50 contos lidos e discutidos. Autores como Lygia Bojunga, Anton Tchekhov, Bartolomeu Campos de Queiroz e Haruki Murakami são alguns dos tantos e tantos autores envolvidos no projeto. 




Todos os contos são encontrados no acesso: http://bit.ly/contosclube2021. Essa disponibilização dos contos oportuniza que mesmo após o encontro, o contato com a obra permaneça para aqueles que não tiveram oportunidade de estar presente. 

Fernanda Cristina Cunha é graduanda de Psicologia pela Univille. Atua como bolsista do Proesde e busca através dos livros que lê as longas caminhadas por dentro de si mesma


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.