29
dez
2010
16:08

Prolij em Grupos de Pesquisa pelo mundo

A Profa Dra Sueli Cagneti esteve em Lisboa, Portugal, no dia 14 de dezembro para uma reunião do Grupo do CLEPUL (Centro de Literaturas e culturas Lusófonas e Europeias), da Centro de Pesquisa da Universidade de Lisboa.
Sueli esteve em Lisboa, após a viagem à Madeira (ver postagem aqui), em reunião na faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para discussão do projeto de pesquisa Machina Mundi (aqui você pode conhecer  [...]

Continue lendo

26
dez
2010

Era uma vez um bosque...

                       (...) o texto é uma máquina preguiçosa que espera
muita colaboração da parte do leitor.
Umberto Eco
            Para Umberto Eco (1994) as narrativas são bosques pelos quais os leitores transitam e tem a possibilidade de escolher os caminhos pelos quais desejam seguir. Porém nestas veredas do texto narrativo, existem guias que auxiliam e contribuem com o leitor nesta viagem. Para mim um destes guias foi a professora de literatura infanto-juvenil, Sueli Cagneti. Através da ludicidade e das leituras orientadas pude ampliar não somente meu conceito acerca da LIJ mas também do  [...]

Continue lendo

26
dez
2010

Um olhar dissemelhante

Sentir é criar.
Sentir é pensar sem ideias,
e por isso sentir é compreender,
visto que o universo não tem ideias.
(Fernando Pessoa)
Continue lendo

20
dez
2010
23:40

Defesa da Dissertação

Uma foto da defesa da Carla, orientanda da Professora Dra Luisa Marinho, na Universidade da Madeira.
Na sequência, da esquerda para a direita, a profa Dra Ana Isabel, coordenadora do mestrado em Cultura, Constancia (filha da Carla) , Carla (a mestranda) , Profa Dra Sueli (arguente), Mariana (filha da Carla), Profa Dra Luisa (orientadora), Profa Dra Aline (membro vogal da banca) e Profa Dra Leonor (membro vogal da banca). 
17
dez
2010
20:17

inventando com manoel de barros

o mais bonito em "memórias inventadas para crianças", de manoel de barros, é o texto que abre o livro: "escova". é quando descobrimos o manoel que queria escovar palavras, apenas porque vira dois homens sentados na terra escovando ossos, e porque havia lido em algum lugar que as palavras eram conchas de clamores antigos: "eu queria então escovar as palavras para escutar o primeiro esgar de cada uma. para escutar os primeiros sons, mesmo que ainda bígrafos".
e há mais nesse livro de dez textos. e de imagens belíssimas. iluminuras da martha barros, filha do maneca. há coisas assim por lá: "agora eu penso uma garça branca de brejo  [...]

Continue lendo

08
dez
2010
23:45

Prolij Contando Histórias na Comunidade

Prolijiano Rodrigo da Silva contando histórias no Lar Abdon Batista.
  [...]

Continue lendo

08
dez
2010
10:56

Prolij Contando Histórias na Comunidade

Janice nos dias 02 e 03/12 desenvolveu, respectivamente, sessões de contação de histórias no Berçário Passos Inocentes e na Associação Beneficente Bakhita. As crianças beneficiadas com o projeto foram de Educação Infantil.
 Associação Beneficente Bakhita.
Berçário Passos Inocentes 
  [...]

Continue lendo

07
dez
2010
15:00

Prolij Contando Histórias na Comunidade

No dia 30/11, Alcione promoveu uma performance na Escola de Artes “Fritz Alt”, ligada à Fundação Cultural de Joinville, a qual fez parte das atividades de encerramento do ano letivo de 2010. Outra sessão de contação de histórias foi realizada no CEI Espaço Encantado, no dia 01/12. O público-alvo foi uma turma na faixa etária de cinco a seis anos, os quais, contagiados pelas histórias, tiveram grande interatividade.
 Escola de Artes "Fritz Alt".
CEI Espaço Encantado
  [...]

Continue lendo

05
dez
2010
20:21

Prolij Contando Histórias na Comunidade

Alcione Pauli, Janice Mattei e Viviane Romão, pesquisadoras voluntárias do PROLIJ, participaram do projeto PROLIJ Contando Histórias na Comunidade, o qual teve por objetivo desenvolver uma arrojada atividade de sessões de contação de história que buscaram, sobretudo, a formação de leitores e o incentivo à leitura literária. Os lugares para a aplicação do projeto foram escolas e outros espaços públicos em Joinville. O projeto foi patrocinado pelo Arroz Urbano, através do FUNCULTURAL de Santa Catarina.
Hoje e nos próximos dias postaremos fotos desses momentos de contação de histórias.

Continue lendo

02
dez
2010
22:13

Troca de livros

O PROLIJ se reuniu no sábado passado para um encontro de fim de ano. Para comemorarmos o ano que passamos juntos, as leituras feitas, as escritas que "brotamos", os eventos que organizamos, e todo o pensar sobre a literatura infantojuvenil ao qual nos dedicamos durante o ano todo.
Como de costume, realizamos um amigo-secreto com muita troca de livros. Com muitas dedicatórias especiais, e muitas leituras que nos acompanharão em mais uma virada de ano.
Diante disso, resolvemos postar aqui no blog os livros que foram trocados entre nós, como forma de sugestão de leitura aos nossos leitores, e também como uma possibilidade de dicas de livros-presentes para alguém próximo a nós.

Continue lendo

25
nov
2010
23:15

Prolij contando histórias

Aconteceu na UNIVILLE mais uma edição do projeto “PROLIJ Contando Histórias na Comunidade”, através do Programa Visite, da UNIVILLE.
Desta vez, o PROLIJ recebeu crianças do CEI Artes e Manhas. Muitas histórias foram ouvidas e cantadas: foi uma tarde emocionante e envolvente. Prolijianos e crianças se confundiram nas histórias, conversas, parlendas e músicas, balançando e dando as mãos numa grande roda viva.
No final do encontro, as 18 crianças e as duas professoras receberam livros de presente do “Parque de Diversões Intelectual do PROLIJ”.
21
nov
2010
21:33

Era uma vez todo dia...

por Rodrigo da Silva
Para aqueles que já fizeram a escolha tão sonhada e idealizada de “fantasiar-se” de branco com marcha nupcial e adendos, Shrek para sempre pode ser uma boa pedida; para os que não a fizeram, eu diria que pode ser uma boa também, só que saída.
Brincadeiras de lado. O que temos é um filme de encantar e, por incrível que pareça criar algumas reflexões.  Shrek para Sempre da DreanWorks leva o espectador a viajar nas angústias e alegrias do grande Ogro e sua  [...]

Continue lendo

19
nov
2010

Era uma vez um boneco italiano e uma boneca brasileira...

por Viviane de Cassia Romão Lucio dos Santos
(??????)
Como diz a Emília, é muito difícil começar e os pontos de interrogação refletem as muitas dúvidas que passam na mente de quem escreve...
Começarei então do começo (como diria Emília???!!!): A história “As aventuras de Pinóquio” foi escrita pelo italiano Carlo Collodi entre os anos de 1881 e 1883 e foi publicada em capítulos de jornal, com o objetivo de mostrar às crianças italianas o que acontece com quem não segue as regras, não obedece os pais, não estuda... A história encanta os leitores da época (e de outras épocas também) e ultrapassa as barreiras de tempo e  [...]

Continue lendo

10
nov
2010
17:12

Congresso em Natal, por Ítalo Puccini

Cá estou em Natal/RN (sobre a cidade, escrevi um pouco aqui), participando do 6° SEL (Seminário Educação e Leitura: Novas linguagens, novos leitores). 
O nome do Congresso aponta para a relação dos jovens com as novas linguagens, e o impacto na formação leitora deles diante de tantos dispositivos de leitura e de comunicação que surgem em tempo recorde.
Inscrito que estou no Grupo de Trabalho 7 (GT Educação e Literatura), tenho assistido a apresentações de trabalho que lidam com a perspectiva de repensarmos o sujeito-leitor perante o texto literário, uma vez também que o trabalho que aqui apresentarei aborda isto (um recorte, aqui).
Alguns trabalhos apresentados - dos que  [...]

Continue lendo

06
nov
2010

História sem fim da literatura, por Ítalo Puccini

O paradoxo da leitura é que o caminho em direção a si mesmo passa pelo livro, mas deve continuar sendo uma passagem. É uma travessia realizada pelo bom leitor, que sabe que os livros são portadores de uma parte dele mesmo e podem lhe abrir um caminho, se ele tiver a sabedoria de não parar (BAYARD, 2007).
CAMINHOS DIFERENTES, RETORNOS PRÓXIMOS: BASTIAN E VÍTOR
Bastian e Vítor são dois personagens bastante próximos de duas narrativas diferentes, porém próximas se analisarmos as trajetórias destes personagens. Bastian e Vítor são dois sonhadores-solitários (creio não  [...]

Continue lendo

27
out
2010

Nas veredas da fantasia, por Amanda Correa

“[...]Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.[...]”
Do poema “Traduzir-se” de Ferreira Gullar
Viver num mundo em que os espaços pelos quais se transita são regidos por valores morais que frequentemente vão contra os desejos humanos, é tarefa dolorosa e que exige, muitas vezes, um travar constante de lutas, não só com o mundo, mas também consigo mesmo. Diante disso, os personagens Alice – de Lewis Carrol - e Bastian – de Michel Ende - constroem um mundo novo no qual todos os padrões de comportamento que conheciam até então, desmoronam; as relações tornam-se absurdas e, por vezes, bizarras. A viagem para este mundo fantástico permite uma libertação das correntes sociais que nos prendem e propicia  [...]

Continue lendo

22
out
2010
18:29

O mundo são vários

Os tantos mundos que compõem a Emília é a visão da Sarah nesta montagem.
_ _ _ _ _ 
Com esta postagem, encerramos a sequência que compôs os vários retratos de Emília, produzidos pelos alunos do 2° ano do Curso de Letras Licenciatura. Todas as produções podem ser vistas no marcador "Retratos de Emília".
  [...]

Continue lendo

20
out
2010
12:49

Domínio do(s) mundo(s)

Natália colocou Emília dominando o mundo. Diga-se melhor: os mundos. o nosso e o dela!  [...]

Continue lendo

Tecnologia do Blogger.