Um espaço na Literatura Infantil Juvenil para as questões afro: um caminho que promete

/
2 Comments
Por Sueli de Souza Cagneti

Leny Werneck em 1990 editou pela Salamandra um longo texto sob o título ZAZ, hoje reeditado de forma enxuta e bonita, passando a chamar-se Onde está você, Iemanjá? Nessa edição de 2011 da Record, as ilustrações (mágicas, muitas vezes) ficaram por conta do francês Philippè Davaine. São dele, inteiramente, as páginas 12 e 13, por exemplo, que retratam uma Iemanjá  negra, de longos cabelos pretos, nua e insinuante ao olhar-se ao espelho. É a deusa do Candomblé. À sua esquerda, de pé, vestida de azul e branco, Nossa Senhora da Conceição: uma transposição da divindade religiosa dos escravos africanos para o conceito católico de santidade, em obediência/disfarce aos senhores brancos. A menina-moça, também negra, protagonista da história que aqui se conta, sonha em ver seus desejos atendidos por Iemanjá e chama por ela em horas precisas como aquela em que ZAZ, o barquinho, afunda na véspera do Ano Novo. No mais é ler o texto, apreciar suas ilustrações e, sobretudo, refletir sobre esse Brasil tão grande, não apenas em extensão, em belezas naturais, mas também, e muito, em riqueza cultural, cuja herança vinda de outras etnias, começamos a olhar com mais cuidado e respeito atualmente. A Literatura Infantil Juvenil brasileira tem dado contribuição significativa nesses tempos de incorporação tardia do que há muito aqui está e que nos tem feito maiores, enquanto nação culturalmente multidiversificada. Esse livro de Werneck é um exemplo disso.

FICHA TÉCNICA:
                                                                                             
Obra: Onde esta você, Iemanjá?
Autor: Leny Werneck
Ilustrador: Philipeè Davene
Editora: Record
Ano: 2011


Posts relacionados

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima resenha. De linhas, frases e palavras sensivelmente "colhidas", dá um sabor do livro e encanta para buscá-lo. Vou buscá-lo.
Abraços,
Alcione

Pituca disse...

Otimo trabalho! Gostaria de fazer uma parceria com nosso site? WWW.SITEPITUQUINHA.BLOGSPOT.COM! Leia a postagem parceria! é tbm um site infantil e juvenil! Obrigado pela atenção!

Tecnologia do Blogger.